top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • X
  • TikTok
Sérgio Couto

Vereadores cobram melhorias na saúde pública de Goianésia

Durante sessão, vereadores pedem a contratação de médicos para saúde primária e o conserto de aparelhos quebrados

Vereadores cobram melhorias na saúde pública de Goianésia
Vereadores solicitam a contratação de médicos para saúde primária de Goianésia - Foto: Reprodução

Durante a sessão desta terça-feira (16/5), na Câmara Municipal de Goianésia, os vereadores Dr. Marcos Vinícius (MDB), Carlos Veículos (PSD), Edvaldo Ribeiro (PSDB), Edvam da Costa (MDB), Edilson Cabecinha (PP), Fabio Oliveira (MDB), Ismael do Gasparino (UB), Salete Carrilho (MDB) e Paulo Henrique (UB), solicitaram ao prefeito Leonardo Menezes (UB) e a secretária de Saúde a contratação de médicos para saúde primária de Goianésia. O requerimento dos vereadores diz que a demanda de pacientes nas Unidades Básicas de Saúde está crescendo e sobrecarregando o sistema de saúde do município.


Dr. Marcos Vinícius disse que os médicos que atendem na rede pública estão trabalhando sobrecarregados. “Hoje, pela quantidade de moradores, só o Jardim do Cerrado já comporta uma Unidade de Saúde e um médico para atender os moradores. Infelizmente temos várias Unidades Básicas de Saúde sobrecarregadas, precisando de médicos para atender os pacientes”, disse o vereador.


Durante a discussão, Paulo Henrique Naves falou sobre a importância do atendimento nas Unidades de Saúde, nos bairros. “O atendimento médico na saúde primária, nos postos de saúde, evita vários problemas na saúde de média e alta complexidade. O bom atendimento no posto de saúde vai diminuir o número de internação no Hospital Municipal, além da quantidade de atendimento na Unidade de Pronto Atendimento”, disse.


Equipamentos quebrados

Os vereadores Paulo Henrique, Marcos Vinícius, Salete Carrilho, Fábio Oliveira e Wagner Cigano também solicitaram que seja consertado o aparelho de raio-X da Unidade de Pronto Atendimento Walter Augusto Fernandes – UPA. “Pedimos seja viabilizado o concerto o quanto antes, pois já se passaram 2 meses. Nesse tempo daria até pra fazer licitação e comprar outro novo”, disse Paulo Henrique.


“Eu fico mais preocupado é devido estarmos vivendo uma pandemia de síndrome respiratória aguda. Como em plena pandemia, virose de influenza B na nossa cidade, ficar com aparelho de raio-X estragado? Isso é inadmissível! Da pra tirar um pouco de dinheiro de algumas fúteis que estão fazendo e colocar pra saúde. Isso seria muito bom, porque salva vidas”, disse o médico e vereador Marcos Vinícius.


Edvaldo Ribeiro também cobrou o conserto do aparelho de endoscopia da Policlínica de Goianésia, e solicitou a aquisição de mais um aparelho de endoscopia para atender a demanda. “Esse aparelho já está há dois meses sem funcionar. Quando é pela Triagem, os pacientes que conseguem e podem ir, estão indo pra Uruaçu, pra fazer esse procedimento”, disse o vereador.

Publicidade

bottom of page