top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • X
  • TikTok
Sérgio Couto

Vereador de Goianésia cobra soluções urgentes para resolver problemas na saúde pública municipal

UPA enfrenta dificuldades para realizar exames de RX; Secretária de Saúde renuncia alegando problemas de saúde

Vereador de Goianésia cobra soluções urgentes para resolver problemas na saúde pública municipal
Vereador Paulo Henrique Naves (UB) - Foto: Divulgação/Câmara Goianésia

A crise na saúde pública de Goianésia ganhou destaque nas discussões da Câmara Municipal nesta semana, quando o vereador Paulo Henrique Naves (UB) solicitou, por meio de requerimento, a aquisição de um aparelho de raio X CR (Radiologia Computadorizada) para a Unidade de Pronto Atendimento - UPA. A unidade encontra-se há mais de 100 dias sem capacidade de realizar exames de RX, comprometendo o atendimento dos pacientes que dependem desse serviço essencial.


Durante as discussões sobre o requerimento, o vereador Sargento Ariosvaldo (UB), líder do prefeito, lembrou que atualmente os pacientes estão sendo encaminhados ao Hospital Municipal para a realização do exame. Apesar da justificativa do vereador, a informação da solução temporária não foi suficiente para convencer os colegas parlamentares. Embora minimamente eficaz, essa medida não atende plenamente às necessidades dos pacientes e também sobrecarrega o sistema hospitalar.


Ao requerimento, também foi incluído um pedido adicional: a disponibilização de um veículo para o transporte dos pacientes até o Hospital Municipal, enquanto o novo aparelho de raio X não é adquirido e instalado na UPA. A falta de um veículo para essa finalidade tem gerado inconvenientes para os pacientes que, muitas vezes, dependem de familiares ou meios próprios para chegar ao hospital.


"Verba tem!"

A situação gerou um debate acalorado entre os vereadores presentes, com o vereador Edilson Cabecinha (PP) expressando críticas contundentes à administração municipal quanto à prestação de serviços de saúde. "Verba tem!", ressaltou o vereador Cabecinha, fazendo um apelo direto à então secretária Luciana Otoni. "Pelo amor de Deus, chega no prefeito Leonardo Menezes, talvez ele não esteja sabendo, e vamos levar o aparelho pra UPA. Quem está sofrendo é o povo!", completou o vereador, expressando a frustração da comunidade diante dos desafios enfrentados na área de saúde


Pouco após a sessão na Câmara Municipal, no Paço Municipal, a Secretária de Saúde, Luciana Otoni, entregou o cargo alegando problemas de saúde.


Secadora da lavanderia

Além das demandas relacionadas ao aparelho de raio X, o vereador Paulo Henrique Naves também chamou a atenção para outra questão crítica na infraestrutura de saúde do município: o mau funcionamento da secadora na lavanderia do Hospital Municipal. O parlamentar revelou que as roupas dos médicos estão sendo secadas em varais improvisados, e ainda mais alarmante, os pacientes estão sendo solicitados a levar lençóis de casa para forrar as camas do hospital.

ความคิดเห็น


Publicidade

bottom of page