Secretaria de Saúde monitora situação e investiga causas; rotavírus é principal suspeito
O número de municípios em Goiás com surtos de diarreia aguda subiu de 16 para 74 nesta segunda-feira (26/8). Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), o aumento na quantidade de municípios afetados se deve à confirmação de novos casos em outras cidades, e não necessariamente a um crescimento no número total de casos. Até agora, foram registrados 12.205 casos nesses 74 municípios.
Em 2024, Goiás já notificou 160.417 casos isolados de diarreia aguda em todo o estado. De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim, o aumento de casos é esperado para os meses de agosto e setembro. “O rotavírus tem sido o agente mais comum nas amostras que analisamos, o que exige maior atenção da população para as medidas de prevenção,” afirmou.
A transmissão ocorre principalmente de pessoa para pessoa, por meio de ingestão de alimentos ou água contaminados. “Às vezes, a pessoa vai ao banheiro, não higieniza bem as mãos, e depois manuseia alimentos ou compartilha utensílios, como copos. Isso facilita o contágio,” explicou Flúvia Amorim. Ela recomendou que as pessoas com sintomas evitem frequentar o trabalho ou a escola para reduzir a propagação da doença. A superintendente também lembrou que há vacinas disponíveis contra o rotavírus, especialmente para crianças.
O Laboratório de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO) recebeu amostras de 32 pontos de coleta em 11 municípios, das quais já liberou 32 laudos. O Lacen ainda aguarda amostras de outros 18 pontos de coleta. A SES-GO continua monitorando os municípios e apoiando as ações de controle. “As principais suspeitas incluem rotavírus, norovírus e contaminação da água de poços particulares, como foi detectado em Campos Belos, onde encontramos a bactéria Escherichia coli,” informou a Secretaria em nota.
A SES-GO recomenda que a população intensifique os cuidados com a higiene pessoal, como lavar bem as mãos, e com a higienização dos alimentos para ajudar a conter o surto.
Municípios afetados pelo surto de diarreia aguda:
Abadia de Goiás
Americano do Brasil
Anápolis
Aparecida do Rio Doce
Aporé
Aracu
Aragoiânia
Aurilândia
Britânia
Buriti de Goiás
Cachoeira Alta
Cachoeira de Goiás
Cachoeira Dourada
Caiapônia
Caldas Novas
Campestre de Goiás
Campinorte
Campos Belos
Catalão
Caturaí
Cavalcante
Cezarina
Colinas do Sul
Córrego do Ouro
Corumbá de Goiás
Cromínia
Damolândia
Doverlândia
Firminópolis
Flores de Goiás
Gameleira de Goiás
Goianápolis
Goiânia
Goianésia
Goiatuba
Gouvelândia
Guaraíta
Guarani de Goiás
Inaciolândia
Inhumas
Ipameri
Itaberaí
Itaguari
Jandaia
Jaraguá
Joviânia
Minaçu
Mineiros
Monte Alegre de Goiás
Mossâmedes
Nova Crixás
Nova Iguaçu de Goiás
Nova Roma
Novo Planalto
Ouvidor
Panamá
Perolândia
Portelândia
Quirinópolis
Rialma
São João da Paraúna
São Miguel do Passa Quatro
Sanclerlândia
Santa Isabel
Santa Tereza de Goiás
Santo Antônio de Goiás
São Luiz do Norte
Senador Canedo
Serranópolis
Santa Terezinha de Goiás
Santa Rita do Araguaia
Santo Antônio da Barra
Trindade
Valparaíso de Goiás