top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • X
  • TikTok

Secretário da Saúde afirma que todas das vacinas contra Covid-19 serão aplicadas por idade em Goiás


O secretário de Estado da Saúde (SES-GO), Ismael Alexandrino, anunciou na manhã desta quarta-feira (7/7) que Goiás publicará uma resolução ainda hoje para determinar que 100% das doses das vacinas contra a covid-19 passem a ser aplicadas por idade. Em reunião no final da terça-feira (6/7), a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), a SES-GO e a Prefeitura de Goiânia concluíram que é preciso acelerar a imunização para o máximo de pessoas no menor tempo possível.


Alexandrino disse hoje em entrevista à Rádio Sagres que os idosos e profissionais de saúde que ainda não foram vacinados seguirão como prioridade nos municípios goianos. Mas que os grupos prioritários com mais risco de desenvolver a forma grave da covid-19 já foram imunizados. "Discutimos a alteração para 100% por idade porque entendemos que neste momento aqueles grupos mais vulneráveis do ponto de vista de susceptibilidade à doença, a doenças outras, e à mortalidade já foram vacinados", afirmou o titular da SES-GO.


Para o secretário, a importância de acelerar a vacinação neste momento se dá para que as pessoas que estão na rua e precisam sair para trabalhar sejam imunizadas o quanto antes. "Neste momento, até para que não haja vacinas paradas nos refrigeradores dos municípios, foi pactuado e será publicada hoje uma resolução para que os municípios procedam a vacinação 100% descendo por idade. Óbvio que ainda existe prioridade dos profissionais de saúde, dos idosos extremos", explicou.


De acordo com Alexandrino, os grupos prioritários com mais risco já foram contemplados no plano de imunização até o início de julho. "Eventualmente, se um profissional de saúde de 23 anos, por exemplo, for contratado e for trabalhar em uma unidade de saúde e o município dele ainda não chegou nessa idade, essa pessoa deve ser vacinada. O princípio é o mesmo, mas agora vamos descer para 100%."


O titular da SES-GO orienta os municípios a "não ficar acanhados" se acelerar a aplicação de doses gerar o fim do estoque disponível na cidade em um ou dois dias. "O quantitativo que está chegando aumentou, mas aumentou também o número de vezes que chegam as doses." E repetiu: "Os municípios não precisam se acanhar, têm que vacinar mesmo. Parabéns para aquele município que conseguiu vacinar no mesmo intervalo de tempo possível".


Fonte: A Redação

Kommentare


Publicidade

Publicidade

bottom of page