Iniciativa da vereadora Kátia (PT) busca ocupar, requalificar, fomentar o comércio e discutir a função social do bairro
O Setor Campinas, considerado o bairro mais antigo de Goiânia, receberá no sábado (16/9), a primeira edição do projeto "Viva Campinas". Inspirado no bem-sucedido "Viva o Centro", o programa é uma iniciativa da vereadora Kátia (PT) e tem como objetivo ocupar, requalificar, fomentar o comércio e discutir a função social do bairro, seguindo os mesmos princípios aplicados no centro da cidade.
A vereadora Kátia explicou sua motivação para estender o projeto a Campinas: "Por ser o bairro mais antigo de Goiânia e ter uma característica muito parecida com o Centro, resolvemos levar o projeto também para a região e buscar, com isso, requalificar Campinas que também sofre com os mesmos problemas da região central."
A programação do evento inclui atividades culturais, como o grupo de fiandeiras "Tecendo a Vida" no Mercado de Campinas a partir das 8 horas, pinturas de quadros na Praça Joaquim Lúcio a partir das 9 horas, e uma edição do Encontro de Brechós na Praça da Matriz das 10 às 18 horas. No período da tarde, haverá brincadeiras para crianças no Parque Campininha das Flores.
O Setor Campinas é uma área de grande relevância histórica para Goiânia, tendo sido um município fundamental para a construção da cidade. O projeto "Viva Campinas" segue uma estrutura composta por cinco eixos, incluindo patrimônio material e imaterial, economia, arte, cultura e lazer, mobilidade e sustentabilidade, segurança e dignidade humana, além de trabalho e emprego. O intuito é discutir a função do bairro e promover sua preservação, ocupação qualificada e atividades econômicas na região.