Proposta da vereadora visa proporcionar atendimento mais humanizado e seguro para pacientes
Um projeto de Lei de autoria da vereadora Salete Carrilho foi protocolado na Câmara Municipal de Goianésia. O projeto tem como objetivo garantir às mulheres o direito à presença de acompanhante nos estabelecimentos públicos e privados de saúde da cidade.
A iniciativa busca assegurar um atendimento mais humanizado e seguro para as pacientes durante consultas, exames, procedimentos cirúrgicos ou qualquer outro que exija sedação. O acompanhante, de acordo com o projeto, será de livre escolha da paciente ou, nos casos em que ela esteja impossibilitada de manifestar sua vontade, indicado por seu representante legal.
O projeto também prevê que os estabelecimentos de saúde sejam obrigados a afixar cartazes ou painéis digitais informando sobre o direito das mulheres à presença de acompanhante durante os atendimentos.
Salete Carrilho ressaltou a importância do projeto, dizendo que "é muito importante garantir que as mulheres tenham alguém de confiança ao seu lado durante consultas e exames, o que proporciona mais segurança e tranquilidade, especialmente em momentos delicados."
A vereadora ressaltou ainda que "a presença de alguém próximo pode fazer toda a diferença. Isso ajuda a tornar a ida ao médico uma experiência mais tranquila e positiva."
O projeto de lei aguarda análise e parecer das comissões da Câmara Municipal de Goianésia para posterior deliberação em plenário.