top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • X
  • TikTok

Primeiro caso de varíola dos macacos é confirmado em Jaraguá

Informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde. Paciente, um homem de 27 anos está em isolamento domiciliar.

Primeiro caso de varíola dos macacos é confirmado em Jaraguá
Foto: Reprodução

O primeiro caso de varíola dos macacos (Monkeypox) no município de Jaraguá foi confirmado no domingo (11/9). A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).


O caso confirmado é uma pessoa do sexo masculino, de 27 anos, que se encontra em isolamento domiciliar, sendo monitorado diariamente pela Vigilância Epidemiológica. Além do paciente confirmado, seus contatos próximos também estão sendo acompanhados.


Em nota, a SMS disse que, até o momento, foram notificados em Jaraguá 03 casos suspeitos da doença, destes, 02 casos foram descartados, 01 confirmado e 00 aguardam resultados de exames.


Alerta

A Vigilância em Saúde do município alerta que, Monkeypox é uma doença transmitida por meio de contato direto ou indireto com gotículas respiratórias, mas principalmente através do contato com lesões de pele de pessoas com monkeypox ou com objetos e superfícies contaminadas. O período de transmissão da doença se encerra quando as crostas das lesões desaparecem.


Os principais sinais e sintomas da Monkeypox são: Lesões na pele (únicas ou múltiplas) profundas e bem circunscritas, muitas vezes com umbilicação central, progressão da lesão através de estágios sequenciais específicos máculas, pápulas, vesículas, pústulas e crostas, inchaço dos gânglios (íngua), (incluindo região genital/perianal, oral) E/OU proctite (por exemplo, dor anorretal, sangramento), E/OU edema peniano, podendo estar associada a outros sinais e sintomas.


Como se proteger

Manter hábitos como lavar as mãos com frequência, usar álcool em gel, evitar aglomerações e usar máscaras em locais fechados, especialmente pessoas mais vulneráveis como crianças, idosos, gestantes e portadores de quadros de imunodeficiência, são formas de evitar o contágio pela doença, como informou a Vigilância em Saúde.

Comments


Publicidade

Publicidade

bottom of page