Uma das ações anunciadas é a criação de um grupo de WhatsApp com gestoras de unidades escolares e comandantes das polícias
A prefeitura de Goianésia, no Vale do São Patrício, divulgou nesta quinta-feira (13/4), as medidas planejadas para aumentar a segurança nas escolas e creches do município.
A Nota Oficial assinada pelo prefeito Leonardo Menezes diz que as seguintes providências serão tomadas:
Será redigido um protocolo de segurança, baseado nas orientações recebidas do governador, mas alinhado com as realidades de Goianésia.
Serão intensificadas pela Polícia Militar rondas nas portas e imediações das escolas durante os três turnos.
Criação de um grupo de WhatsApp, com gestoras de unidades escolares e comandantes das polícias, facilitando a comunicação e apresentação de denúncias.
Será avaliada a contratação de porteiros nas unidades escolares municipais, para acompanhar a entrada e saída das pessoas e inibindo possíveis invasores.
Será feita manutenção preventiva nas câmeras de videomonitoramento das unidades de ensino, já em funcionamento.
Será avaliada a instalação de interfones nas unidades que ainda não têm, para que alguns atendimentos possam ser realizados sem a necessidade de abertura dos portões para estranhos.
Será iniciado um projeto de conscientização “Todos Contra o Bullying”, com a participação de alunos, professores e famílias.
Veja na íntegra a Nota Oficial da Prefeitura:
No Estado
Na última terça-feira (11/4) o Governador Ronaldo Caiado anunciou que o Governo de Goiás vai investir na aquisição de equipamentos, ampliação do monitoramento e do serviço de inteligência policial para reforçar a segurança nas unidades de ensino da rede estadual de educação. Além disso, foi elaborado um plano intitulado "Operação de Enfrentamento à Criminalidade nas Escolas".
O secretário de Estado de Segurança Pública, Renato Brum, afirmou que o plano passa a valer de maneira imediata. Segundo ele, a Polícia Civil e a Polícia Militar já estão mapeando movimentações no ambiente escolar e digital. Nesta semana, a Polícia Civil de Goiás cumpriu, em Bela Vista, mandado de busca e apreensão na casa de um menor de 14 anos, que incitava e fazia apologia a crimes de massacres em escolas, e quatro mandados de busca e apreensão em Goiânia e Rio Quente, em virtude de ameaças feitas no ambiente virtual. Outro jovem com comportamento suspeito foi apreendido em Rio Verde.
Na Câmara Municipal
Na segunda-feira (10/4), uma comitiva de vereadores da Câmara Municipal de Goianésia fez uma visita ao Major PM Erick Thiago, comandante do 23º Batalhão da Polícia Militar. Os vereadores Paulo Henrique Naves (UB), Salete Carrilho (MDB), Fábio Oliveira (MDB) e o presidente da Câmara Múcio Santana (MDB), solicitaram ao comandante a volta do Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD. A solicitação foi apresentada através de requerimento pela vereadora Salete Carrilho na sessão ordinária do dia (03/4), e aprovado em plenário.
Preocupados com os recorrentes ataques ocorridos em escolas, e creches em todo o Brasil, os vereadores acreditam que o Proerd contribui para as instituições escolares e para os estudantes na tomada de boas decisões, mantendo se longe das drogas e demais influências negativas.
Na terça-feira (11/4) o vereador professor Hiago Matos (UB) apresentou um requerimento solicitando ao prefeito Leonardo Menezes, ao Secretário Municipal da Casa Civil, José Menezes, à Secretária Municipal de Educação, Elisandra Carla Menezes, à Coordenadora Regional de Educação, Gislene Fonseca, à Diretora da Escola Luiz César de Siqueira Melo, Sirlei Carneiro, à Diretora do Colégio Decisão, Maria da Gloria, ao Diretor do Colégio Couto Magalhães, Rafael Lucas, ao Diretor do Colégio Tera, Rubens Cesar Nogueira, à Diretora do Educandário Infantil Tia Minervina, Silvia Maria, e à Diretora do Centro Educacional de Goianésia – CEG KIDS, Verônica Godoi, envidar esforços e estudos, em sua esfera de competência para viabilização de instalação de detectores de metais, cercas elétricas, contratação de empresa de segurança e campanha de conscientização contra o Bullying, nas creches e escolas da rede pública e privada de ensino do município de Goianésia.
Nesta quinta-feira (13/4), o presidente da Câmara, vereador Múcio Santana, em requerimento, solicitou ao Prefeito, Leonardo Silva Menezes, e ao Governador do Estado de Goiás, Ronaldo Ramos Caiado, a implantação da tecnologia “Botão do Pânico” nas escolas e creches de Goianésia. “Botão do Pânico é um dispositivo que servirá para alertar as autoridades a respeito de eventuais episódios de violência ou de risco iminente”, disse o vereador.
Canal de denúncia
Denúncias sobre ameaças de ataques podem ser feitas ao canal Escola Segura, criado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com SaferNet Brasil. As informações enviadas ao canal serão mantidas sob sigilo e não há identificação do denunciante.
Acesse o site para fazer uma denúncia.
Em caso de emergência, a orientação é ligar para o 190 ou para a delegacia de polícia mais próxima.