Prefeito propõe troca de terrenos após leilão de área de preservação; diferença de valores chama atenção
- Redação Ogoiás | Goianésia
- 21 de mai. de 2024
- 1 min de leitura
Projeto de lei gera debate sobre conhecimento prévio da prefeitura e valor da troca de terrenos
Após a repercussão negativa da venda de uma Área de Preservação Permanente (APP) por meio de leilão, o prefeito de Goianésia, Leonardo Menezes (PL), enviou um projeto de lei à Câmara Municipal solicitando autorização para realizar uma permuta entre a área vendida e outro terreno de propriedade da prefeitura no bairro Granville.
A permuta de área pública é um processo no qual um imóvel de propriedade do governo é trocado por outro, visando atender a interesses públicos ou resolver situações específicas. Porém, a justificativa do prefeito chamou a atenção dos vereadores.
Em mensagem enviada aos parlamentares, o prefeito alegou que a prefeitura não tinha conhecimento de que a área leiloada era uma APP. Esta declaração gerou ainda mais debates entre os representantes municipais e a população.

Nesta segunda-feira (20/5), um grupo de vereadores foi até o local da APP para realizar uma vistoria. Os parlamentares publicaram um vídeo nas redes sociais questionando a população sobre a concordância com a permuta proposta pelo prefeito. A área onde está a APP foi arrematada por R$ 600 mil, e um dos pontos levantados pelos vereadores é que, segundo o projeto de lei, o arrematante receberia outra área avaliada em quase R$ 900 mil, caso a permuta seja aprovada.
O novo terreno proposto para a permuta está situado no Residencial Granville, entre as ruas Rialma, Itapaci, 23 e 25. A diferença de valor entre as áreas e a justificativa do prefeito serão temas centrais das discussões na Câmara Municipal nos próximos dias.