Tradicionalmente, a sessão solene, de entrega das honrarias, integra a programação de aniversário de Goianésia
Em sessão solene, na noite de terça-feira (21/6), no Plenário Aleixo Luiz Vinhal, da Câmara dos Vereadores de Goianésia, foi feita a entrega de comendas e títulos de Cidadão Goianesiense, honrarias que alcançaram, dessa vez, 50 pessoas, entre elas o prefeito Leonardo Menezes, a quem foi outorgada a Comenda Medalha do Fundador, a principal do município; a primeira-dama de Goianésia, Eloá Menezes, e a secretária municipal adjunta da Secretaria Municipal da Mulher, Família e Direitos Humanos, Luana Carla de Souza, Moções de Aplauso; os secretários municipais de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, André Wenceslau, a Comenda Ambiental, Willian Teófilo, a Comenda Cultural, e de Infraestrutura, Gesmar Calanguinho, a Comenda do Mérito Legislativo Goianesiense; e a gari Edileusa Nunes Ferreira, também a Comenda Ambiental.
Os secretários municipais Wiliam d’Abadia, de Finanças, Carlos Filho, de Indústria e Comércio, e Marcos Pernambuco, de Trabalho, Emprego e Renda, e o superintendente municipal de Trânsito, Jonathas Lopes da Silva, também homenageados pelo Poder Legislativo, receberam o título de Cidadão Goianesiense.
Segundo o cerimonial da Câmara de Goianésia, todos os homenageados foram reconhecidos por seus trabalhos, talento e dedicação, com os quais contribuíram e contribuem para o desenvolvimento do município de Goianésia.
“Momento importante na história da Câmara Municipal de Goianésia, evento especial, tradição da semana do aniversário de Goianésia”, anunciou o presidente da Casa, vereador Fábio da Enigma (MDB), que cumprimentou e estendeu ao prefeito Leonardo Menezes os reconhecimentos da Casa, “pelo trabalho que o senhor tem feito pela nossa cidade, excelente trabalho, do qual nós, munícipes, somos prova”.
Todos os homenageados
Receberam a Comenda Medalha do Fundador o farmacêutico, bioquímico e empresário Dr. Celso de Aguiar Martins, do Laboratório Santa Lúcia; o prefeito Leonardo Menezes, de quem o fundador de Goianésia, Laurentino Martins, é bisavô; e o médico e político Teófilo Lopes da Silva.
Tradicionalmente, a sessão solene, de entrega das honrarias, integra a programação de aniversário de Goianésia, que completa, neste mês, 69 anos de emancipação político-administrativa.
Ao todo, a Câmara de Goianésia distribuiu 11 diferentes comendas – além da Ambiental, a Cultural, a Empresarial, a Esportiva, a Bombeiro Militar Padrão do Ano, a Policial Civil Padrão do Ano, a Policial Militar Padrão do Ano, a da Trabalhadora Rural do Ano, a do Trabalhador Rural do Ano, a de Honra ao Mérito e a do Mérito Legislativo Goianesiense – a 19 pessoas que contribuíram ou contribuem para o desenvolvimento de Goianésia e 31 títulos honoríficos de Cidadão Goianesiense, pelo igual motivo.
Eloá Menezes, secretária municipal da Assistência e Promoção Social e da Mulher, Família e Direitos Humanos , e Luana Carla de Souza, secretária municipal adjunta da Mulher, Família e Direitos Humanos receberam Moções de Aplauso; o soldado Oscar Silva, a Comenda Policial Militar Padrão do Ano; Celismar Rafael Rosa e Thaís Nunes de Paulo, a Comenda Esportiva Francisco Gomes Neto; a capitã Ana Lúcia Cardoso, a Comenda Bombeiro Militar Padrão do Ano; Ana Rita dos Santos Vieira, a Comenda Trabalhadora Rural do Ano; o médico e empresário Abdon Ferreira Hermosilla e a professora Lizeti Rodrigues de Menezes e Castro, primeira neta dos fundadores de Goianésia, Laurentino e Dona Fiíca, a Comenda de Honra ao Mérito; Edivaldo Correia Nazaré, a Comenda Trabalhador Rural do Ano; Willian Teófilo Ferreira e Esther Cristina Dourado de Barros Paiva, a Comenda Cultural Ana Maria Godinho de Menezes; o delegado de Polícia Civil, Marco Antônio Zenaide Maia Júnior, a Comenda Policial Civil Padrão do Ano; André Luiz Wenceslau da Silva e Edileusa Nunes Ferreira, a Comenda Ambiental Maria de Lourdes Mendonça Barbosa Silva; Maria José Moreira Costa, da Banca do James, e Luciano Fiúza e Silva, do Grupo Fiúza, a Comenda Empresarial Luciano Fiúza da Silva Filho; e Gesmar Calanguinho, que é ex-vereador de Goianésia e ex-presidente da Câmara Municipal, a Comenda do Mérito Legislativo Goianesiense Adélio Mendes da Costa.
Todas as honrarias entregues a pessoas indicadas pelos vereadores receberam a aprovação do plenário da Casa.
Já os títulos de Cidadão Goianesiense, igualmente aprovados pelo Poder Legislativo, foram entregues a outras 31 pessoas: Isabella da Mata Vilela; Gustavo Mendanha Melo, que ex-prefeito de Aparecida de Goiânia e pré-candidato a governador de Goiás; Alexandre Fernandes de Castro, o Capitão Castro, da Polícia Militar de Goiás; José Antônio de Melo; Anderson Souza Cerqueira Faria, policial penal; Ivan César Zanatta; Edgar Alves da Silva; Nilva Inácia Pereira; José Honério de Freitas Neto; Giancarlo Aparecido Nobre; Elizama Ramos Silva do Carmo, pastora da Igreja Assembleia de Deus Goianésia, Ministério Madureira; Silas Martini, também pastor da mesma denominação; Maria de Fátima Pereira Leite Santos; Antônio Fernando de Jesus; Vanessa Ferreira de Abreu Ribeiro; Helizandro José Lopes dos Santos; Francisco Laurentino Miranda; Vonete de Jesus Pedrete; Lorena Cristina Aragão Rosa, juíza de Direito; Carlos Cardoso de Oliveira Filho, secretário municipal de Indústria e Comércio de Goianésia; Talita Rodrigues Corredeira Mendes; o médico Dr. Rodrigo Soares de Araújo, cardiologista; Wiliam d’Abadia Costa, secretário municipal de Finanças; Alexandre Augusto Fenelon, assessor jurídico da Câmara de Goianésia; Lucivânio Caetano Filho; Coriolano Vieira de Brito; Jonathas Lopes da Silva, superintendente municipal de Trânsito; a delegada de Polícia Civil, titular da Delegacia Especializada no Atendimento da Mulher (Deam), Poliana Bergamo Lomaz; os vereadores Edvam da Costa Silva e Salete Pereira Alencar Carrilho de Castro; e o ex-vereador de Goianésia e secretário municipal do Trabalho, Marcos Antônio Pereira Mourato, o Marcos Pernambuco.
Ainda foram entregues, ao prefeito Leonardo Menezes e ao superintendente municipal de Trânsito, Jonathas Lopes, Moções de Reconhecimento, pela Associação de Amigos, Parentes e Vítimas de Trânsito de Goianésia, pela importância das intervenções que vêm acontecendo no trânsito de Goianésia. Membros da Associação Amigos do Trânsito fizeram as entregas das placas, enquanto o vereador Sargento Ariosvaldo, agradecendo ao presidente da Câmara, Fábio da Enigma, pela oportunidade, discursou, dirigindo-se ao prefeito e ao titular da SMT, em agradecimento às intervenções no trânsito da cidade.
“Nós, como entidade, como sociedade, precisamos reconhecer o trabalho prestado pelo gestor. Goianésia, hoje, com o Programa Cidade Governa, é notável a mudança no trânsito de Goianésia. Nossa associação reconhece o serviço prestado. Em nome de todos os vereadores e de toda a comunidade, da Associação Amigos do Trânsito, dizer que uma vida que se preserve, já é muito; um acidente que se evite, é muito motivo de comemoração”, afirmou o vereador Ariosvaldo.
Evento
Os 15 vereadores de Goianésia participaram da sessão solene, além do prefeito Leonardo Menezes, também entre os homenageados, o ex-prefeito Renato de Castro, o pastor José Clarimundo César, presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, Ministério de Anápolis; o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego), Manoel Castro de Arantes, o Fião, e o vice-prefeito de Goianésia, João Pedro Almeida, o Almeidinha; o prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano; a prefeita de Maurilândia, Edjane Alves; o vice-prefeito de Barro Alto, Edson Caetano; o vice-prefeito de Porangatu, Capitão Pires; o craque Nonato; e membros da família Laurentino, o fundador de Goianésia.
O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, discursou em nome de todos os homenageados; o ex-prefeito Renato de Castro desejou que seus novos conterrâneos continuem trabalhando por Goianésia; o prefeito Leonardo Menezes enalteceu a comenda recebida e parabenizou a todos os também homenageados; e o presidente da Câmara, vereador Fábio da Enigma, fechou os pronunciamentos, agradecendo a todos os presentes.
Ao cumprimentar o prefeito de Goianésia, Mendanha o parabenizou pelo que chamou de “grande trabalho” à frente da administração municipal. “Confesso que cheguei aqui e não vi nenhum defeito na cidade, que eu pudesse tecer críticas que fossem produtivas. Parabéns a você e toda a sua equipe pelo trabalho extraordinário que fazem frente à Prefeitura”, disse Gustavo Mendanha, que se colocou à disposição para servir ao município de Goianésia, com ou sem mandato eletivo.
“A partir de hoje, contem comigo para servir esse município tão pujante, tão importante, a Princesinha do Vale”, afirmou Gustavo Mendanha, que encerrou com um “Viva Goianésia e a todos nós, cidadãos goianesienses”.
“Parabenizo a todos os homenageados hoje, os reconhecidos cidadãos goianesienses, e aos que receberam a Comenda Medalha do Fundador: o meu homenageado, Celso Aguiar, pessoa pioneira da nossa cidade, de família pioneira, que fez muito na área da saúde, é importante e fico muito feliz de, em nome da nossa família, poder homenagear o Dr. Celso; o Dr. Teófilo, homenageado da nossa família, escolhido para receber essa tão importante homenagem, a Comenda Laurentino Martins; e cumprimentar o meu amigo, que eu conheci no ano passado, o Gustavo Mendanha, seja bem-vindo, agora, como cidadão de Goianésia”, afirmou o prefeito.
“Me veio um sentimento de gratidão, de emoção, eu realmente senti algo diferente, tanto na minha posse quanto receber essa Medalha, que eu não esperava recebê-la tão cedo em minha vida. Hoje, eu sinto o quanto é importante esse reconhecimento, o quanto é importante as pessoas virem aqui e serem reconhecidas, vimos o quanto é gratificante ser homenageado e estar aqui hoje”, encerrou o prefeito Leonardo Menezes.