O alvo principal da operação comprava cavalos com dinheiro proveniente da lavagem de dinheiro. Os mandados estão sendo cumpridos em Aparecida de Goiânia e Jaraguá.
A Polícia Federal (PF) deflagrou à Operação Rédea Curta, na manhã desta sexta-feira (07/10), para combater a lavagem de dinheiro do tráfico internacional de drogas, em Goiás. Agentes da PF estão cumprindo 4 mandados de busca e apreensão em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital, e Jaraguá, no centro do estado.
Segundo a PF, o principal alvo chegou a ser condenado a 23 anos de prisão pelo mesmo crime, mas entrou no regime semiaberto no fim de 2021. Na época, ele fazia parte de um grupo ligado ao tráfico internacional de drogas, que teria sido desarticulada.
A investigação aponta que, assim que saiu do sistema prisional, passou a adquirir bens com dinheiro do tráfico internacional de drogas e registrá-los em nome de laranjas. Segundo a PF, ele teria adquirido cavalos.
Já condenado por associação ao tráfico e por tráfico internacional de drogas, o homem pode agora responder por lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores, com pena de até 10 anos de prisão.
O nome da operação faz menção ao principal bem adquirido pelo investigado com o dinheiro do tráfico de drogas e à atuação da Polícia Federal no combate à lavagem de dinheiro e no bloqueio de ativos originários da prática de crimes.