top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • X
  • TikTok

PF cumpre novos mandados em Goiás na 14ª fase da Operação Lesa Pátria

Segundo a PF, os alvos da operação são suspeitos de terem fomentado o que a corporação se refere como “Festa da Selma”, codinome utilizado para se referir às invasões

PF cumpre novos mandados em Goiás na 14ª fase da Operação Lesa Pátria
Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (17/8) a 14ª fase da Operação Lesa Pátria, uma investida direcionada a identificar e prender os responsáveis pelos eventos perturbadores ocorridos em 8 de janeiro. Naquele dia, o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) foram invadidos e vandalizados.


Em nota, a corporação informou que foram emitidos dez mandados de prisão preventiva, abrangendo diferentes estados do Brasil. Dois mandados foram cumpridos no Distrito Federal, dois em Goiás, um na Paraíba, dois no Paraná e três em Santa Catarina. Paralelamente, foram executados 16 mandados de busca e apreensão, abrangendo locais na Bahia, Goiás, Paraíba, Paraná, Santa Catarina e Distrito Federal.


A ação, que ganhou o nome de "Festa da Selma", revelou uma trama intricada envolvendo indivíduos que, aparentemente, colaboraram para a organização das invasões e depredações ocorridas nos emblemáticos edifícios públicos. A PF detalha que o termo era utilizado como um código, com o intuito de convocar participantes e coordenar os aspectos logísticos das invasões.


Os investigadores da PF estão trabalhando com a suspeita de que os indivíduos visados nesta operação estavam por trás da disseminação de informações que incitaram a violência e incentivaram a invasão dos prédios públicos. A lista de acusações inclui crimes graves, como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração de bens protegidos, bem como infrações conforme a lei antiterrorismo.



Publicidade

OGoias.png
bottom of page