A regência dos concertos será do maestro titular e diretor artístico da OSJG, Eliel Ferreira
Em comemoração aos 20 anos de fundação, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG) realiza o concerto de lançamento da turnê Brasil-Alemanha, no próximo domingo (29/5), às 11h, na Escola do Futuro em Artes Basileu França, em Goiânia. A entrada é gratuita. Depois da apresentação na capital, o grupo segue para a Europa, onde tem quatro espetáculos agendados, de 3 a 10 de junho, nas cidades de Berlim e Potsdam.
A regência dos concertos será do maestro titular e diretor artístico da OSJG, Eliel Ferreira. No repertório, obras de compositores latino-americanos como Heitor Villa-Lobos, Astor Piazzolla, Camargo Guarnieri, Arturo Márquez, Ary Barroso e Zequinha de Abreu. Para esta turnê, o grupo contará com um ex-integrante, que possui carreira internacional, como solista, o violista Natanael Ferreira.
Em solo alemão, o primeiro concerto será na Kammermusiksaal, da Berlin Philharmonie, em 3 de junho, às 20h. Na sequência, o grupo estará na Friedenskirche, em Potsdam-Sanssouci, no dia 5, às 17h. Já no dia 8 de junho, às 19h, apresentação marcada na Zwinglikirche, em Berlim-Friedrichshain. Concluindo a turnê, a orquestra se apresentará na Embaixada do Brasil em Berlim, em 10 de junho, às 20h.
História
Ao longo das últimas duas décadas, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, que já realizou turnês nacionais e internacionais – na própria Alemanha; além de Espanha, Venezuela e China -, se firmou como uma das iniciativas sócio-educacionais mais importantes do Brasil. O objetivo principal do projeto é formar jovens músicos para atuar profissionalmente em orquestras do Brasil e do exterior.
Em média, a OSJG realiza cerca de 30 concertos anuais em Goiânia e na região metropolitana. Atua também em espetáculos diversos produzidos pela Escola do Futuro do Estado de Goiás (EFG) em Artes Basileu França, unidade vinculada à Sedi, tais como ópera, musical e balé, além de buscar a democratização do acesso à música de concerto por meio da formação de plateia.
O projeto como um todo contempla, além da orquestra principal, a Banda Sinfônica Jovem de Goiás, o Coro Sinfônico Jovem de Goiás, a Orquestra Jovem Pedro Ludovico Teixeira, Orquestra Infantil Mozart e a Big Band Basileu França, totalizando cerca de 300 alunos.