Operação Bogus: Polícia Civil desmonta esquema de golpes em aplicativos de venda
- Redação Ogoiás | Goiânia
- há 9 horas
- 1 min de leitura
Ação conjunta cumpre 40 mandados em Goiás e Mato Grosso para desarticular grupo que aplicava o “golpe do intermediário”

A Polícia Civil de Goiás deflagrou nesta quinta-feira (24) a Operação Bogus, com o objetivo de acabar com um esquema criminoso especializado em fraudes praticadas por meio de aplicativos de compra e venda na internet.
A operação foi realizada simultaneamente em três cidades: Goiânia (GO), Cuiabá (MT) e Várzea Grande (MT), com apoio da Polícia Civil do Mato Grosso. Ao todo, foram cumpridas 40 medidas cautelares, incluindo mandados de busca e apreensão.
As investigações começaram após uma vítima registrar boletim de ocorrência relatando um prejuízo de cerca de R$ 200 mil na tentativa de comprar um apartamento em Goiânia. A partir desse caso, os policiais descobriram um esquema fraudulento conhecido como “golpe do intermediário”.
Como o golpe funcionava
Segundo a Polícia Civil, os criminosos monitoravam anúncios reais de imóveis e veículos em plataformas digitais. Eles então clonavam os anúncios e se passavam por intermediários – fingindo ser compradores para o vendedor e, ao mesmo tempo, vendedores para o comprador.
Com isso, conseguiam enganar os dois lados da negociação e fazer com que o dinheiro da transação fosse enviado para contas bancárias de terceiros, conhecidos como “laranjas”. Quando a fraude era descoberta, os golpistas já haviam sumido com os valores.
Investigações continuam
A Polícia Civil afirmou que a operação é apenas o começo e que novos desdobramentos não estão descartados. O trabalho de investigação segue para identificar todos os envolvidos e recuperar os valores desviados.