Dos 80 radares, 56 operam a 80 km/h, enquanto 9 têm limite de 100 km/h para veículos leves e 80 km/h para pesados
Na próxima segunda-feira (20/11), entra em vigor a operação de oitenta radares em três rodovias federais do Sistema Anápolis-Aliança do Tocantins. Esses radares, que foram utilizados de forma educativa nos últimos quatro meses nas BRs-153, 080 e 414, passarão a aplicar multas.
Marcelo Belão, Gerente de Operações da Ecovias do Araguaia, explicou que a decisão de instalar os radares foi baseada em critérios como sinistralidade e severidade dos acidentes. "Os pontos foram avaliados, principalmente, com relação à sinistralidade, ou seja, acidentes que aconteceram ao longo desse período, e a severidade desses acidentes, que levam a crer que naquele acidente houve excesso de velocidade", afirmou em entrevista à TV Anhanguera.
O estudo técnico para a identificação dos trechos de maior risco foi conduzido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), considerando estatísticas de acidentes, fluxo de veículos e perímetro urbano. Tiago Queiroz, superintendente da PRF em Goiás, destacou a importância dos locais escolhidos: "São fluxos rodoviários importantes que ligam o país de Norte a Sul, Leste, Oeste e, por isso, a necessidade nesses locais para que a gente consiga estabelecer uma maior paz no trânsito nesses pontos críticos”.
Dos 80 radares, 56 operam com velocidade máxima de 80 km/h, enquanto nove têm velocidade máxima de 100 km/h para veículos leves e 80 km/h para veículos pesados. Esses limites seguem as diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A instalação dos radares foi feita conforme as normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e do Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito.
O objetivo é garantir o cumprimento dos limites de velocidade e promover a segurança dos motoristas ao longo dos 851 km de rodovias federais abrangidas.