Com uma trama espírita, A Viagem, a novela que mobilizou um grande público foi produzida pela Rede Globo, com 167 capítulos em 1994 no horário das 19h. Escrita por Ivani Ribeiro com a direção de Wolf Maya, a novela contou com Christiane Torloni, Antônio Fagundes, Guilherme Fontes, Maurício Mattar, Andréa Beltrão, Cláudio Cavalcanti, Lucinha Lins, Miguel Falabella e outros grandes nomes em seu elenco.
Inicialmente, a novela seria produzida para o horário das seis, mas foi realocada para as sete em razão do atraso da produção que substituiria Olho no Olho, de Antonio Calmon.
A abertura da novela era embalada pela música da banda Roupa Nova, cuja faixa leva o mesmo nome da trama, "A Viagem".
Uma das recordistas de audiência do horário das 7, trama abordava a vida após a morte e foi precursora da temática espírita na teledramaturgia. A novela tem como tema central a vida após a morte, inspirada na filosofia de Allan Kardec, o codificador do espiritismo. O personagem que conduz as tramas é Alexandre (Guilherme Fontes), um delinquente que se mata na cadeia após ser condenado por roubo seguido de homicídio e passa a infernizar a vida de todos que julga responsáveis por seu trágico destino.
A trama ganha um novo rumo com a morte de Otávio, após um acidente de carro, também provocado por Alexandre. Diná e Otávio passam a viver um amor transcendental, que supera todas as barreiras. Diná acaba adoecendo, morre e parte ao encontro de Otávio. Finalmente, juntos em outro plano, em um lugar denominado Nosso Lar, os dois agem juntos para neutralizar a má influência de Alexandre sobre os vivos.
Para fugir das imagens estereotipadas de representação do Céu, a direção decidiu realizar as cenas em um campo de golfe em Nogueira, no distrito de Petrópolis, na região serrana do Rio.
// Texto apoio Totalmente Br