Mucio Santana critica atuação da Equatorial Goiás, "não existe mais desculpa"
- Sérgio Couto
- 27 de set. de 2023
- 3 min de leitura
Mucio exigiu que a Equatorial apresente uma solução; empresa anuncia investimentos para resolver problemas
O presidente da Câmara Municipal de Goianésia, vereador Mucio Santana, lançou duras críticas à atuação da Equatorial Energia Goiás na cidade. Durante a sessão da última terça-feira (26/9), Mucio expressou sua preocupação com as constantes quedas de energia que afetam a cidade.
"Tenho acompanhado pelas redes sociais reclamações de quedas constantes de energia em nossa cidade. Isso está prejudicando empresários, donas de casa e o comércio local, e isso não deveria estar acontecendo", afirmou o vereador.
Mucio lembrou que recentemente foi inaugurada uma linha de transmissão com a promessa de resolver os problemas de quedas de energia em Goianésia. "Encerrou-se aqui a falta de energia", era a promessa na época. No entanto, segundo relatos da população, as quedas de energia persistem, chegando a ocorrer de 9 a 11 vezes por dia em alguns setores da cidade.
"Essa empresa chegou com a promessa de 'salvar a pátria', e de repente, veja o que está acontecendo. Não existem mais desculpas, a não ser o descaso e desrespeito com o povo de Goianésia, principalmente com aqueles que pagam as altas taxas de energia do nosso estado", criticou o vereador.
Mucio Santana exigiu que a Equatorial Energia Goiás apresente uma solução definitiva para o problema e questionou por que, mesmo após os investimentos feitos na linha de transmissão, as quedas de energia continuam. "Se no passado tínhamos quedas constantes de energia devido à carga baixa, agora temos uma carga de energia com uma linha de transmissão própria. Isso levanta a questão: esse investimento foi em vão?"
Equatorial anuncia investimentos

Em uma coletiva de imprensa realizada na sede da concessionária em Goiânia, o presidente da Equatorial Goiás, Lener Jayme, destacou que a empresa está investindo no fornecimento de energia e que a melhoria será contínua e gradativa.
“Os nossos compromissos vêm sendo saldados, dia após dia. O tamanho do investimento realizado, em curto espaço de tempo, não se via há anos na distribuidora. A rede encontrada é degradada e não vendemos ilusões: os problemas continuarão ocorrendo, mas mostraremos que gradativamente vamos evoluir na qualidade da rede”, afirmou Jayme.
O presidente da Equatorial Goiás também explicou que as condições climáticas adversas, como o El Niño, impactaram o fornecimento de energia em todo o Brasil, afetando as transmissoras de energia e sobrecarregando a rede de distribuição.
“É um período atípico que nós vivemos. A onda de calor está afetando todos nós. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) registrou aumento de quase 7% na demanda de carga em todo o país em função do calor e somente em Goiás, vimos este dado crescer 16% em algumas regiões de Goiás”, explicou Jayme.
Para melhorar a situação, a Equatorial investiu na conexão de religadores de rede, que diminuem as interrupções longas de energia ocorridas anteriormente, reduzindo o número de clientes impactados.
Os religadores permitem manobras telecomandadas que, assim que percebem alguma ocorrência na rede, redistribuem o fornecimento aos clientes por outras linhas, deixando apenas o local com ocorrência isolado para reparo pelas equipes técnicas.
“Nesta recomposição de rede, o cliente sentirá as piscadas, no momento em que há a tentativa de restabelecer a energia e na conexão com uma outra linha da rede de distribuição. No entanto, este consumidor permanece com energia, como não ocorria antes. A tendência é que essas pequenas interrupções diminuam gradativamente, com os investimentos na rede, diminuindo seus impactos", explicou Jayme.