top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • X
  • TikTok

Movimento Nacional de Produtores e Sangradores da Borracha Natural recebe apoio em Goianésia

Evento foi realizado na Câmara Municipal de Goianésia

Movimento Nacional de Produtores e Sangradores da Borracha Natural recebe apoio em Goianésia
Assembleia do Movimento Nacional de Produtores e Sangradores da Borracha Natural (M.N.P.S.) - Foto: Sérgio/Ogoiás

Desde que surgiu, em janeiro de 2023, o Movimento Nacional de Produtores e Sangradores da Borracha Natural (M.N.P.S.) não para de crescer e ganha força em todo Brasil. A principal pauta do M.N.P.S. é pelo aumento na alíquota do imposto sobre a importação da borracha natural de 3,2% para 35%.


Na tarde desta sexta-feira (28/4), foi realizado uma assembleia no plenário da Câmara Municipal de Goianésia. No evento, foram apresentadas as principais reivindicações pertinentes ao setor. Além do aumento da alíquota, o movimento pede transparência na negociação da borracha natural.


“Toda cadeia que está no campo trabalhando na extração do látex, tem sofrido demais com a crise do preço pago pelo produto e com a desvantagem que temos com relação à importação”, disse Mário Miranda, produtor e diretor do Movimento.


“Nossa luta é nacional, então é muito gratificante saber que os parlamentares de todo o Brasil também estão conosco. É uma força política muito bem-vinda e muito importante. A borracha natural é a matéria-prima para mais de 40 mil produtos. Isso impacta diretamente a economia nacional”, disse Natalino Freitas, sangrador de seringueira e presidente do Movimento.

Presidente da Câmara Municipal de Goianésia, vereador Múcio Santana, durante discurso - Foto: Sérgio/Ogoiás

Vereadores de 90 cidades no país propuseram moções de apoio durante as Sessões Ordinárias das câmaras municipais, em uma demonstração de solidariedade às dificuldades que os produtores e sangradores enfrentam com a crise do setor da borracha natural. Goianésia foi uma das dessas cidades. O presidente da Câmara Municipal, vereador Mucio Santana, disse que a Câmara de Goianésia estará sempre a disposição do M.N.P.S. “Se for preciso ir à Brasília, conversar com as autoridades, nos, vereadores de Goianésia, estaremos juntos e vamos buscar a melhor solução para o setor”, disse. Além de Múcio, estavam presentes os vereadores Edilson Nunes, Paulo Henrique Naves e Edivaldo Ribeiro.


O também contou com a presença do deputado federal Rubens Otoni; do ex-deputado Frederico Jaime; do ex-prefeito de Goianésia Dr. Gilberto Naves; do Secretário Municipal de Agricultura, Marcos Portilho; de representantes da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás, além de outras autoridades.

Publicidade

OGoias.png
bottom of page