Dos autores Claudia Lage e João Ximenes Braga a novela trazia como pano de fundo a contextualização histórica do processo das favelas nos morros cariocas e do nascimento do samba. Patrícia Pillar voltava às novelas interpretando novamente uma vilã, Constância. Afastada desde "A Favorita", a atriz foi um grande destaque da novela e se consagrou ainda mais. Outro retorno aguardado foi de Alessandra Negrini, longe das novelas desde Paraíso Tropical (2007).
Laura e Edgar fizeram o maior sucesso como o casal "Laured", a química entre Marjorie Estiano e Thiago Fragoso era notório, tanto que diversas vezes fãs pediam que os atores fizessem um novo par romântico. Camila Pitanga e Lázaro Ramos tiverão aula de samba raiz, devido as cenas de danças. Marcello Melo Jr. e Lázaro contaram com as aulas de Mestre Cocoroca para dar vida aos capoeiristas Caniço e Zé Maria.
Rafael Cardoso também teve muito destaque na novela, umas das cenas mais marcantes de Albertinho foi quando viu sua mãe tendo um caso com seu melhor amigo, Umberto. Apesar de premiada e aclamada pela crítica, Lado a Lado foi prejudicada tanto pelas eleições quanto pelo Horário de Verão, a audiência em São Paulo não correspondeu ao capricho da produção: uma média de 18 pontos, muito abaixo do esperado.
Texto apoio portal Ypis.