Hotel de Itumbiara é flagrado furtando energia e dono é preso em flagrante
- Redação Ogoiás
- há 31 minutos
- 2 min de leitura
Equipes identificaram ligação direta à rede elétrica sem medição; responsável responderá criminalmente

Uma operação realizada na terça-feira (23) flagrou uma ligação clandestina de energia em um hotel localizado no município de Itumbiara, no sul de Goiás. A ação foi conduzida pela Equatorial Goiás, em parceria com a Polícia Civil e a Polícia Científica, como parte do esforço contínuo de combate ao furto de energia no Estado.
Durante a vistoria técnica, foi identificada uma ligação direta da rede elétrica da distribuidora ao estabelecimento, sem nenhum tipo de medidor. O responsável pelo local foi preso em flagrante e irá responder criminalmente por furto de energia elétrica.
Crime e risco
Conhecida popularmente como "gato", a prática é crime previsto em lei e coloca em risco não só a segurança de quem faz a ligação irregular, mas também de toda a vizinhança. As conexões clandestinas podem causar curtos-circuitos, sobrecargas e até incêndios, além de comprometer a qualidade do fornecimento para quem utiliza o serviço de forma regular.
Números que preocupam
Em 2025, a Equatorial Goiás já participou de 117 operações, com 77 prisões realizadas. No ano passado, foram 290 operações e 158 prisões. Desde o início da concessão no Estado, os números somam 475 ações e 289 pessoas presas por furto de energia.
Prejuízo coletivo
O furto de energia impacta diretamente todos os consumidores, elevando os custos operacionais do sistema e prejudicando a estabilidade da rede. Além dos riscos à segurança, a prática aumenta os custos para quem consome de forma legalizada.
Denúncias podem ser anônimas
A Equatorial Goiás reforça que a população pode — e deve — colaborar no combate a esse tipo de crime. Denúncias podem ser feitas anonimamente pelo número 0800 062 0196, canal disponível 24 horas por dia.