top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • X
  • TikTok

Goiânia registra maior volume de chuvas do Brasil em outubro

Com 104,5 mm em dois dias, a cidade tem expectativas de mais chuvas

Goiânia registra maior volume de chuvas do Brasil em outubro
Foto: Reprodução

Nos dias 24 e 25 de outubro, a capital goiana se destacou ao registrar 104,5 mm de chuvas, o maior volume em um período de 48 horas em todo o Brasil. Esse índice, segundo o Climatempo, é o mais elevado em 24 horas desde 2015.


Além de quebrar esse recorde, Goiânia também superou a média histórica de chuvas para o mês de outubro. Até as 9h da última quinta-feira, a cidade havia acumulado cerca de 292,9 mm, mais que o dobro da média mensal esperada, que é de 144 mm. Com ainda alguns dias restantes, outubro já se posiciona como o mês mais chuvoso do ano, ultrapassando fevereiro, que anteriormente acumulava 288,5 mm.


A meteorologista Andrea Ramos, do Climatempo, destacou que o fenômeno La Niña está se intensificando, o que poderá afetar as condições climáticas nos meses de outubro e novembro. Embora a previsão indique uma intensidade moderada do fenômeno, ele pode causar alterações nos padrões de precipitação, resultando em chuvas fortes em diversas regiões do Brasil.


“Continuamos a ter expectativa de mais chuvas, pois a primavera traz temperaturas elevadas e alta umidade, que favorecem a formação de chuvas acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento”, comentou Andrea.


Até agora, outubro já contabiliza a sexta vez em que Goiânia registra o maior volume de chuvas do ano. Caso as precipitações persistam até o fim do mês, outubro de 2024 poderá se destacar entre os quatro e cinco meses mais chuvosos da capital desde 1961.

Publicidade

bottom of page