top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • X
  • TikTok

Goiás tem 2,3 milhões de inadimplentes, diz Serasa

Alta da inflação e desorganização financeira são as principais causas, segundo especialista

Goiás tem 2,3 milhões de inadimplentes, diz Serasa
Foto: Pixabay

Segundo dados divulgados pela Serasa Experian, quase 2,3 milhões de goianos estavam inadimplentes no mês de outubro. A alta da inflação e a desorganização financeira são apontados como os principais fatores que contribuíram para essa situação preocupante. O cartão de crédito tem sido o maior vilão do endividamento das famílias, sendo utilizado como complemento de renda devido à renda mais achatada e preços mais altos.


Para a gerente da Serasa, Camila Cruz, o acesso fácil ao crédito oferecido pelo cartão de crédito, aliado aos juros elevados, tem levado muitas pessoas a acumularem dívidas. De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), em outubro, 80,3% dos endividados em Goiás possuíam dívidas no cartão de crédito. Dados da pesquisa "Perfil e Comportamento do Endividamento Brasileiro 2022", realizada pela Serasa, revelam que 65% das dívidas contraídas nesse meio correspondem a compras em supermercados.


Programa Desenrola

Visando aliviar o peso das dívidas na vida dos brasileiros, o programa Desenrola anuncia o início das renegociações a partir da próxima segunda-feira (17/7). Essa iniciativa tem como objetivo auxiliar as pessoas a quitarem suas dívidas, recuperarem o crédito e restabelecerem o equilíbrio financeiro. Com o início das atividades, 1,5 milhão de pessoas que possuem dívidas de até R$ 100 serão retiradas da lista de negativados.


Uma das principais novidades do programa é que cidadãos com renda de até R$ 20 mil também terão a oportunidade de renegociar suas pendências diretamente com as instituições financeiras. Essa medida visa atingir um número maior de pessoas e proporcionar condições adequadas para o pagamento das dívidas.

Publicidade

bottom of page