top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • X
  • TikTok
Jaldene Nunes

Goianésia sedia a IX Olimpíadas Especiais da Feapaes-GO, que terminam hoje


Goianésia sedia a IX Olimpíadas Especiais da Feapaes-GO, que terminam hoje
Foto: Samuel Henrique

Tiveram início na manhã de quarta-feira (17/8), e terminam nesta sexta (19/8), as disputas da 9ª edição das Olimpíadas Especiais da Feapaes-GO, a Rede Apae em Goiás, e pela primeira vez sediadas em Goianésia.


Nessa quinta-feira, 18, foram disputadas as provas de Atletismo, no Centro Desportivo Mário Divino Celestino – Marão, e também de Bocha, Futsal e Handebol, no mesmo local. Ao todo, mais de 300 atletas de 17 Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) de 17 municípios goianos disputam, em Goianésia, sete modalidades: além dessas quatro aí mencionadas, Natação, Tênis de Mesa e Capoeira.


Nesta edição estadual, serão classificados, dentre os atletas das 17 delegações competidoras – dos municípios de Goianésia, Anápolis, Aragarças, Caçu, Chapadão do Céu, Crixás, Itumbiara, Jaraguá, Morzalândia, Palmeiras de Goiás, Mineiros, Niequelândia, Porangatu, São Miguel do Araguaia, Uruana, Padre Bernardo e Goiânia –, aqueles que representarão Goiás nas Olimpíadas em nível nacional, em Aracaju (SE), em dezembro deste ano.


Os organizadores reservaram uma data específica exclusivamente para a abertura do evento. Foi na terça-feira (16/8), no Ginásio de Esportes Jayme Fernandes, onde estavam autoridades municipais, como o prefeito Leonardo Menezes e o secretário de Esporte, Juventude e Lazer, Tarcísio Rodrigues, dirigentes das Apaes, o secretário estadual de Esporte, Henderson de Paula Rodrigues, e o secretário nacional do Paradesporto, José Agtonio Guedes.

Foto: Samuel Henrique

Discursaram o presidente da Apae Goianésia, Dr. Giovany de Oliveira Leão; o autodefensor estadual da Feapaes-GO, o jovem Vítor Araújo Gonçalves Holanda; a membro da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Goiás (OAB-GO) e representando todas as mães de alunos da Apae, a vereadora de Itumbiara (GO), Liliane Costa; o presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Cãmara Municipal de Goiânia, o vereador Willian Veloso; o primeiro diretor financeiro da Federação Nacional das Apaes, o vice-presidente da Feapaes-GO, Hélio José Lopes, no ato representando o presidente da Apae Brasil, José Turozi; o prefeito Leonardo Menezes; o secretário Henderson de Paula Rodrigues, que representou o governador Ronaldo Caiado; o secretário nacional do Paradesporto do Ministério da Cidadania, José Agtônio Guedes Datas; e a presidente da Feapaes-GO, Carmem Marize de Lima, a quem coube declarar, ao fim da cerimônia, a abertura das IX Olimpíadas Especiais da Federação das Apaes do Estado de Goiás.


atleta da Apae de Goianésia, Lucas Pereira dos Santos - Foto: Samuel H.

Durante o evento, foi feito o juramento das Olimpíadas pelo suplente dos autodefensores da Feapaes-GO, o jovem Cássio de Castro Martins, e, seguindo a tradição do fogo que simboliza sabedoria, coragem e superação, e reafirmando a força dos atletas, a entrada triunfante da Tocha Olímpica, conduzida pelo atleta da Apae de Goianésia, Lucas Pereira dos Santos.


“É com muito orgulho que Goianésia sede esse evento, a 9ª Olimpíada Especial dos alunos da Apae do estado de Goiás”, afirmou o presidente da Apae Goianésia, Dr. Giovany Leão, que fez ainda um relato histórico das olimpíadas das Apaes, iniciadas em 1973, inspiradas nas Paralimpíadas, e que se realizam de três em três anos – a última edição, porém, foi em 2018, em Luziânia (GO), lapso maior de tempo para a atual, em razão da pandemia do coronavírus.


“Hoje nós contamos com 300 atletas com 17 delegações. Isso é uma coisa muito importante porque o esporte dignifica a inclusão desses alunos portadores de necessidades especiais. Essa Olimpíadas é muito importante para a nossa Apae e todos os alunos aqui e seus professores são vencedores”, afiançou ainda Dr. Giovany Leão.


O prefeito Leonardo Menezes, ao dar boas-vindas às 17 delegações, falou dos programas de sua gestão, dizendo que ela tem feito muito pela inclusão.

prefeito de Goianésia, Leonardo Menezes - Foto: Samuel Henrique

“Só quem vive e quem precisa sabe o quanto essas pessoas precisam de apoio. Aqui em Goianésia, a Eloá [Menezes, primeira-dama do município], nós criamos três programas exemplos para Goiás e para o Brasil: o CAS, que é o Centro de Apoio aos Surdos; tem o CAD, que é o Centro de Apoio ao Deficiente; e também tem o Cemespi, que é o Centro de Apoio Especializado para crianças que precisam. É uma alegria muito grande poder fazer isso pelo próximo. E, quando a gente vê todas essas 17 delegações, representando seus municípios, suas Apaes, competindo aqui em Goianésia, podem ter certeza de que aqui nós temos um grande trabalho e que nos enche de orgulho recebê-los”, afirmou o prefeito Leonardo Menezes, que ainda orientou: “E divirtam-se, compitam com alegria, não pensem só no resultado final. Porque esporte é isso aqui: é integração, é saúde, é inclusão.”

Publicidade

bottom of page