Medalha da Ordem do Mérito Industrial destaca contribuições notáveis ao setor em Goiás
A Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) promove sexta-feira (15/12), no Teatro Sesi, às 19h30, solenidade para entrega da Medalha da Ordem do Mérito Industrial, sua maior distinção honorífica. Neste ano, a comenda reconhece cinco personalidades por relevantes serviços prestados à indústria goiana e ao desenvolvimento do Estado de Goiás. A cerimônia marcará ainda a entrega da Ordem do Mérito Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI) ao empresário César Helou, da Laticínios Bela Vista (Piracanjuba).
Pela Fieg, serão homenageados o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela; o presidente do Sindicato das Indústrias Extrativas do Estado de Goiás e Distrito Federal, Luiz Antônio Vessani; a diretora-executiva de Operações Industriais da Brainfarma, Daniela Muassab Castanho; a deputada federal Flávia Morais; e o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Carlos Alberto França.
A Medalha da Ordem do Mérito Industrial foi instituída pela CNI por inspiração do exemplo de pioneiros do setor produtivo que, com criatividade e visão do futuro, forjaram as bases do moderno parque industrial brasileiro. A comenda, criada em 1958, tem o objetivo de prestar a mais alta reverência do segmento industrial tanto a empresários como a outras personalidades que se destacaram no cenário nacional.
No âmbito estadual, a Fieg também reconhece, desde 1968, com o Mérito Industrial, personalidades e instituições que se destacam na defesa do setor produtivo e da economia goiana.
Homenageados
César Helou – Graduado em Engenharia Civil pela USP, assumiu, juntamente com seu irmão Marcos Helou, a indústria Laticínios Bela Vista (Piracanjuba), em 1985. Ocupa importantes cargos em diversas entidades representativas do setor industrial, incluindo assento no Conselho de Representantes da Fieg.
Daniel Vilela – Vice-governador de Goiás, é bacharel em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo) e pós-graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi vereador pelo município de Goiânia, líder de bancada na Assembleia Legislativa de Goiás e deputado federal. É o atual presidente do Diretório Estadual do MDB, em Goiás.
Luiz Antônio Vessani – Geólogo e presidente do Sindicato das Indústrias Extrativas do Estado de Goiás e Distrito Federal (Sieeg-DF), tem ampla atuação no setor da mineração regional e nacional. É presidente da Edem (Empresa de Desenvolvimento de Projetos de Mineração) e da Edem Agrominerais; e diretor da Terra Goyana Mineradora, da Bautek Minerais Industriais e da Mineradora Nosso Senhor do Bonfim. É diretor da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), com atuação no Conselho Temático de Mineração da CNI; e diretor-fundador da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral e Mineração (ABPM).
Daniela Muassab Castanho – Diretora-executiva de Operações Industriais da Brainfarma (Grupo Hypera Pharma) e farmacêutica-bioquímica de formação. Atua na indústria desde 1993, tendo passado por empresas como Bayer, Astrazeneca e Eurofarma.
Flávia Morais – Deputada federal por Goiás pelo quarto mandato consecutivo, foi deputada estadual por duas vezes e primeira-dama de Santa Bárbara e de Trindade. Com agenda municipalista, atualmente coordena a bancada goiana no Congresso Nacional, além de presidir a Comissão Externa de Obras Inacabadas e Paralisadas e atuar em importantes frentes parlamentares.
Carlos Alberto França – Reeleito à presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (biênio 2023/2025), integra o Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil, onde também preside o colegiado. É autor do livro Processo Administrativo Disciplinar no Poder Judiciário do Estado de Goiás, em coautoria com José Eduardo Garrido Gomes.