O Comitê da Indústria de Defesa e Segurança de Goiás (Comdefesa-GO) da Fieg, liderado pelo empresário Anastácios Dagios, reuniu empresários quarta-feira (14/6), na Casa da Indústria, para conversa com a adida comercial da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Alex Holmgren, e a especialista comercial Daniele Andrews. No encontro, prestigiado pelo secretário de Estado de Indústria e Comércio, Joel Braga, foram apresentados projetos e oportunidades de parceria com foco em indústrias do setor.
O presidente do Comdefesa-GO explicou sobre o trabalho do comitê, que nos últimos seis anos fomenta a implantação de polo de indústrias de defesa e segurança em Anápolis. Além de localização competitiva, Goiás conta com três projetos estratégicos das Forças Armadas, em Anápolis, no Centro Goiano, e Formosa, no Entorno do Distrito Federal.
No encontro, foram apresentados ainda a expertise do Senai para desenvolvimento de soluções com foco em tecnologia e inovação, a estrutura do Porto Seco de Anápolis e projetos encampados pela área acadêmica no setor, com participação de representantes da Unievangélica e Universidade Estadual de Goiás (UEG).
De acordo com Alex Holmgren, a missão diplomática dos Estados Unidos está empenhada em expandir negócios com o Brasil e a área de defesa e segurança é considerada estratégica nessa aproximação. "Queremos ser o parceiro preferencial do País. Tenho certeza de que podemos estabelecer uma parceria frutífera com empresas locais, contribuindo com o desenvolvimento regional."
A adida comercial convidou os empresários para participarem da maior feira do setor no mundo, promovida pela Associação do Exército dos Estados Unidos, em Washington, de 11 a 13 de outubro. Na oportunidade, também será realizada reunião entre representantes do Ministério da Defesa do Brasil com órgãos governamentais dos EUA, buscando estreitar diálogo, de olho em compras governamentais na área.
A reunião do Comdefesa-GO foi acompanhada pelos presidentes William O'Dwyer (CTComex) e Sarkis Curi (CIC); pelo vice-prefeito de Anápolis, Márcio Cândido; pelo presidente da Codego, Francisco Júnior; pelos superintendentes Lenner Rocha (Fieg) e Paulo Vargas (Sesi/Senai); e pelo assessor executivo do comitê Baltazar Santos.