Ela foi a segunda mulher a ocupar um cargo na Câmara Municipal
Morreu nesta terça-feira (05/7), a ex-vereadora de Goianésia Rosedália Pereira da Mota, aos 83 anos de idade. Segundo a família, o velório ocorrerá na Câmara Municipal a partir das 22h00 desta terça-feira (05/9). O sepultamento está programado para esta quarta-feira (06/9), às 10h30, no cemitério municipal.
Rosedália foi vereadora durante a 10ª Legislatura (1993/1996), e seu mandato foi marcado por um comprometimento incansável com a comunidade. Ela ganhou destaque histórico ao se tornar a segunda mulher a ocupar um cargo na Câmara de Goianésia, abrindo caminho para a participação feminina na política local.
Recentemente, a Câmara Municipal de Goianésia reconheceu a importância das mulheres na política ao inaugurar a Galeria Lilás, um espaço dedicado às ex-vereadoras do município, incluindo Rosedália.
Além de sua dedicação à família, ela e seu esposo, Realino, eram conhecidos pelo seu trabalho voluntário, encaminhando pacientes para tratamentos médicos em Goiânia e estabelecendo parcerias que resultaram em benefícios para a comunidade, incluindo transporte para estudantes, profissionais de saúde e melhorias na infraestrutura do povoado de Morro Branco.