top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • X
  • TikTok

Equipes de fiscalização verificam qualidade da água em Anápolis

Fiscais percorrem bairros e realizam análises para verificar índices bacteriológicos e outros critérios de qualidade

A Agência Reguladora do Município (ARM), em conjunto com a Agência Goiana de Regulação (AGR), realizou na última segunda-feira (03/6), uma série de fiscalizações em Anápolis para verificar a qualidade da água fornecida às residências. A ação contou com a presença do presidente da ARM, Robson Torres, da bióloga Alessandra dos Santos e do gerente de saneamento Eduardo Henrique, ambos da AGR, além de representantes da Saneago.


Os fiscais visitaram nove bairros da cidade, selecionados com base em reclamações recebidas pela ouvidoria da ARM e por moradores. Os bairros incluídos foram Alexandrina, Itamaraty, Santa Cecília, Raul Balduino, Eldorado, Santa Clara, Parque Brasília, Anápolis City e Jardim das Américas 3ª Etapa.


Durante as inspeções, foram coletadas amostras de água para análise. O presidente da ARM, Robson Torres, destacou que são realizadas mais de 400 coletas por mês, com avaliações diárias do nível de cloro e temperatura. Segundo ele, todas as amostras estão dentro dos padrões normais, com o nível de cloro variando entre 1,17mg/l e 1,5mg/l, dentro do permitido, que varia de 0,2mg/l a 2,0mg/l.


Robson explicou também que o aspecto esbranquiçado da água em algumas residências é resultado da pressão da água, criando uma falsa impressão de excesso de cloro. Ele ressaltou que essa reação é conhecida no meio científico e de saneamento básico e que se a água for deixada em um copo por até 2 minutos, ela se tornará incolor. Caso contrário, a água pode estar contaminada.


Além da avaliação do cloro e temperatura, as amostras coletadas serão submetidas a análises adicionais nesta semana, incluindo critérios como coloração, turbidez e índices bacteriológicos. A ARM e a AGR planejam desenvolver um plano conjunto de monitoramento da qualidade da água em Anápolis.


"Requerimentos foram encaminhados à Saneago solicitando dados e registros, para que após as análises seja delimitado o plano de monitoramento. Nosso objetivo é garantir que todos os anapolinos tenham acesso à água de qualidade", concluiu Robson Torres.

Publicidade

bottom of page