top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • X
  • TikTok
Sidiney Leonis

Duetos: Comédia sucesso no teatro

Estrelado por Patricya Travassos e Marcelo Faria, “Duetos” retrata com olhar cômico os encontros e desencontros surpreendentes da vida, revelando variadas formas do amor contemporâneo através de quatro histórias de uma mulher e um homem – não necessariamente casais – às voltas com seus próprios desejos e traumas em busca do amor, e enfrentando a solidão. Rimos um riso um tanto dolorido na identificação imediata com nossos amores e nossas dores postos em cena de modo assim tão flagrante.

O espetáculo, dirigido por Ernesto Piccolo, nos pega desprevenidos, nos desmonta, e entre uma gargalhada e outra, vem aquela sensação de choro iminente.

 

Uma inteligência teatral preside os trabalhos da tradução de João Polessa Dantas e da adaptação do texto elaborada por Ernesto Piccolo e Patricya Travassos, que trazem para bem perto de nós o saboroso e empolgante texto de Peter Quilter.

No palco, os atores se desdobram em oito personagens tornando-os apaixonantes em suas fragilidades. Seres vulneráveis e mordazes, doces e ácidos, cúmplices e solitários formam um painel tão encantador quanto perturbador do amor na contemporaneidade.

Com concepção cenográfica de J.C. Serroni, que aloca os camarins no espaço cênico, vemos as transições entre os atos diante de nós, o que, de forma inteligente e intrigante, nos coloca questões muito características desses tempos de amores fluidos: estamos sempre diante da mesma busca, apenas com roupagem diferente? O que essas indumentárias exuberantes de Claudio Tovar revelam e o que elas escondem? Somos incapazes de nos encontrar no amor? E, ainda assim, não desistimos nunca dessa procura, tão obsessiva quanto inglória? A união suprema de dois corpos/almas carece do casamento como selo social? Até quando insistiremos? Até o próximo desencontro? Que nos levará a novo encontro e... looping eterno. A peça evolui como a vida, entre continuidades e solavancos, entre símbolos destroçados e esperanças renovadas.

As quatro histórias

 

ENCONTRO ÀS CEGAS: Jonathan e Wanda marcam um encontro através de um aplicativo de relacionamento. Ambos se esmeram para agradar mas, claro, nada sai como o esperado. Eles esperam desta vez acertar.

 

QUASE CASADOS: Jane prepara uma festa de aniversário para seu chefe, Ary. Ele não se interessa por mulheres, mas ela não vê isso como empecilho para um possível casamento. A esperança é a última que morre.

 

DIVÓRCIO AMIGÁVEL: Shirley e Beto decidiram passar férias na Espanha para finalizar seu divórcio. Enquanto se afogam nos drinques, vão entendendo que estão longe de ser o ex-casal bem resolvido que pensavam.

 

MAIS UMA VEZ NOIVA: Angela está se casando pela terceira vez, para desgosto de seu irmão Tobias. Pouco antes da cerimônia, uma sucessão de incidentes a leva a crer em mau presságio. Confusa, não sabe mais se quer casar.

 

Publicidade

bottom of page