top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • X
  • TikTok

Câmara de Goianésia terá “Galeria Lilás” para homenagear vereadoras

Atualizado: 21 de mar. de 2023

Galeria terá o nome da ex-vereadora Izaltina Alves da Fonseca, primeira mulher eleita em Goianésia

Câmara de Goianésia terá “Galeria Lilás” para homenagear vereadoras
Câmara Municipal de Goianésia - Foto: Divulgação/Ascom

Foi aprovado nesta terça-feira (21/03), o Projeto de Resolução que cria a Galeria Lilás Izaltina Alves da Fonseca nas dependências da Câmara Municipal de Goianésia. Será destinado um espaço para a exposição de um mural permanente com fotos das vereadoras que já passaram ou que ocupam cadeira no parlamento municipal, reconhecendo a história das mulheres na política.


"O objetivo é valorizar as mulheres que tiveram contribuição em nosso município, além de incentivar e empoderar outras a participar do processo político", justifica a autora da proposição, vereadora Salete Carrilho (MDB).


Após inauguração da galeria, a cada nova legislatura, será colocado, no saguão de entrada do plenário, as fotos das vereadoras que venham assumir cadeira no legislativo.


Para o Presidente, vereador Múcio Santana (MDB), a Galeria Lilás vai assegurar o reconhecimento público da Casa de Leis sobre o papel das mulheres na política. "Esse reconhecimento é importante para fortalecer o papel da mulher na política. Todas essas mulheres que serão homenageadas tiveram sua contribuição em nosso município".


Nome da galeria

Ex-vereadora Izaltina Fonseca - Foto: Reprodução

A iniciativa presta homenagem, com o nome da galeria, a primeira vereadora de Goianésia, Izaltina Alves da Fonseca. Ela ocupou o cargo nas legislaturas de 1973/1977, 1977/1983 e 1988.


Mineira de nascimento, a ex-vereadora chegou a Goianésia em 1966, onde exerceu a advocacia e trabalhou por anos na junta comercial.


Izaltina faleceu em 2018, aos 63 anos, deixando seu nome eternizado na história da cidade.


Ao Ogoiás, a odontóloga Marcilia, filha de Izaltina, disse como foi a trajetória de vida da mãe. "Ela foi uma mulher que se dedicou muito a cidade de Goianésia, desde quando vereadora, ate na sua profissão como advogada".


"Quando perdemos um ente tão querido como uma mãe, ainda mais uma mãe tão especial pra tantas pessoas como ela foi, queremos fazer o máximo pra manter vivo seu legado, sua história e sua memória." Conta a filha, emocionada. Marcília disse que receber a homenagem, para a família, foi algo muito importante. "É como se estivéssemos cumprindo nosso dever, por tudo que ela fez por nós."


Mulheres na Câmara

Depois que Izaltina foi vereadora, somente no ano de 1993, outra mulher foi eleita. Deste então a câmara sempre teve uma representação feminina. Ao todo, Goianésia já elegeu 12 vereadoras.


Na 14ª Legislatura (2009 a 2012), a bancada feminina teve o maior número de representantes - eram 4 mulheres: Abadia Delfino (PSDB), Adriana Dias (PSDB), Antônia Lacerda (PV) e Dra. Graça (PMDB).


Apesar de sempre ter um número reduzido, elas sempre mostraram sua força. A Câmara Municipal já foi comandada por 2 delas. A primeira vez pela vereadora Jaldete Oliveira, que assumiu o cargo de presidente por 18 dias, em 2008, após o vereador Ariosvaldo Gomes, ter assumido o cargo de prefeito do município. Nesta atual legislatura, a vereadora Salete Carrilho também assumiu a presidência após a renúncia do vereador Fábio Oliveira, e depois após o vereador Carlos Gomes ter assumido do cargo de prefeito.


Mulheres na política

Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a quantidade de eleitores em Goianésia é composta por 48% de homens e 52% de mulheres. Apesar dos números de eleitoras apontarem ser maior, hoje, só existe uma vereadora na Câmara Municipal.


"Mais mulheres precisam entender a importância da política, para unir força e defender pautas como a da família; da criança; da saúde feminina; além da segurança contra agressão, física ou psicológica", disse Salete Carrilho, que também exerce o cargo de Procuradora da Mulher na Câmara.

Publicidade

OGoias.png
bottom of page