top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • X
  • TikTok

Cristiano Zanin assume cadeira no STF na próxima quinta-feria

Solenidade será conduzida pela atual presidente do STF, ministra Rosa Weber

Cristiano Zanin assume cadeira no STF na próxima quinta-feria
Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF

Na próxima quinta-feira (03/8), o advogado Cristiano Zanin Martins assumirá o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), sucedendo ao ministro Ricardo Lewandowski. A solenidade de posse está marcada para as 16h e deve durar cerca de 15 minutos. A ministra Rosa Weber, presidente do STF, conduzirá o ritual que inclui a execução do Hino Nacional Brasileiro.


Cristiano Zanin Martins é um nome reconhecido no cenário jurídico, ganhando notoriedade por sua participação na defesa do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a época da Operação Lava Jato. Com formação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1999, o advogado de 47 anos é especialista em direito processual civil e já lecionou na Faculdade Autônoma de Direito (FADISP), em São Paulo.


O novo ministro tem atuado em seu próprio escritório, o qual representa grandes nomes do mercado, incluindo a empresa Americanas, por exemplo. Além disso, desde 2013, Zanin é advogado da família de Luiz Inácio Lula da Silva, trabalhando em conjunto com os advogados criminalistas José Roberto Batochio e Luiz Felipe Mallmann de Magalhães durante as investigações da Operação Lava Jato.


A cerimônia de posse seguirá um protocolo tradicional. O ministro mais antigo da Corte, Gilmar Mendes, e o mais novo, André Mendonça, terão a honra de conduzir Cristiano Zanin Martins ao plenário, onde ele prestará juramento de cumprir a Constituição. Em seguida, ocorrerá a leitura do Termo de Posse. A efetivação do novo ministro acontecerá após a assinatura do termo de posse pela presidente do STF e pelo próprio Zanin, sendo então declarado oficialmente como ministro por Rosa Weber.

Publicidade

OGoias.png
bottom of page