Moradores de 16 municípios podem se inscrever em uma das 17 opções de qualificação e capacitação profissional, incluindo temas ligados ao agronegócio. Aulas são ministradas pelos Colégios Tecnológicos on-line e presencialmente
O Governo de Goiás, por meio dos Colégios Tecnológicos de Goiás (Cotecs) administrados pela Secretaria da Retomada, anuncia a abertura de inscrições para mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos na modalidade de educação a distância (EaD). No total, são oferecidos 17 cursos divididos entre capacitações, com duração entre 40 e 60 horas, e qualificações, que têm de 200 a 260 horas.
Qualquer pessoa acima dos 16 anos e que tenha pelo menos iniciado o Ensino Fundamental pode fazer a inscrição e iniciar a jornada de profissionalização. As opções EaD estão disponíveis em 16 cidades: Anápolis, Caiapônia, Catalão, Ceres, cidade de Goiás, Cristalina, Formosa, Goianésia, Goiânia, Goiatuba, Jaraguá, Palmeiras de Goiás, Piranhas, Porangatu, Santa Helena de Goiás e Uruana.
As inscrições podem ser realizadas pelo site cotec.org.br até dia 21 de março para os cursos de qualificação EaD. Já para os cursos de capacitação EaD, o prazo para inscrição se estende até o dia 10 de junho.
A carga horária é dividida em 80% de aulas pela internet, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), e 20% de aulas presenciais. Esse é o grande diferencial da modalidade EaD, pois ela oferece aos estudantes o benefício de estudar pela internet, sem um horário fixo para acompanhar as aulas, e presencialmente, o que garante que a prática, tão valorizada pelo mercado de trabalho, não seja negligenciada.
Para o secretário da Retomada, César Moura, as opções de cursos no formato EaD são importantes para atender o público que busca qualificação e precisa de horários flexíveis para acompanhar a maioria das aulas. “Esta iniciativa é mais uma opção oferecida pelo Governo de Goiás na busca por melhorar a capacitação dos trabalhadores goianos e a efetivação em melhores cargos nas empresas do nosso Estado”, avalia o secretário.
Entre os cursos com vagas abertas, estão opções ligadas ao agronegócio. O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça, destaca que a qualificação profissional é um diferencial importante para ingressar no mercado de trabalho do setor. “O setor evoluiu bastante nas últimas décadas com o advento de novas tecnologias voltadas para ampliar produção e produtividade em campo. Por isso, o mercado tem demandado profissionais cada vez mais capacitados em diferentes áreas, desde a parte administrativa até as etapas de produção”.
Confira os cursos disponíveis em cada categoria:
Capacitação
Administração Rural 1
Contabilidade Geral
Departamento Pessoal
Empreendedorismo
Administração Estratégica
Administração Mercadológica
Gestão de Pessoas
Introdução ao Agronegócio
Legislação e Políticas Agrícolas
Marketing Estratégico
Produção Agroindustrial
Produção Animal
Qualificação
Auxiliar de Recursos Humanos
Assistente Administrativo de Empresas Rurais
Assistente de Marketing
Empreendedorismo
Produção no Agronegócio