top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • X
  • TikTok

Comissão de Finanças da Alego aprova projeto de isenção tributária para pessoas com deficiência

Durante reunião da comissão, foram submetidas à votação oito matérias, das quais duas foram aprovadas com parecer de diligência e seis foram arquivadas

Comissão de Finanças da Alego aprova projeto de isenção tributária para pessoas com deficiência
Sessão foi realizada de forma híbrida na sala das Comissões da Alego - Foto: Hellenn Reis

O deputado Renato de Castro (UB) presidiu uma reunião da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento, realizada de forma híbrida na sala das Comissões da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) na última quarta-feira (09/8). Durante a reunião, foram submetidas à votação oito matérias, das quais duas foram aprovadas com parecer de diligência e seis foram arquivadas. A pauta também contemplou a distribuição de diversos projetos para relatoria.


Uma das propostas aprovadas com parecer de diligência foi de autoria do deputado Karlos Cabral (PSB), relatada pelo deputado Cristiano Galindo (Solidariedade). O projeto de número 94/23, apensado ao projeto 438/23, apresentado pelo deputado Charles Bento (MDB), busca a isenção do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) e do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para pessoas com deficiência física, visual, auditiva, mental severa ou profunda e autistas, assim como seus representantes legais.


De acordo com a proposta, os beneficiados pela isenção do ICMS poderão adquirir veículos novos com valor de venda ao consumidor sugerido pelo fabricante de até R$ 140 mil, incluindo os tributos incidentes. A isenção do IPVA também será válida para veículos de até R$ 140 mil. O deputado Karlos Cabral ressaltou que o projeto tem como objetivo ajustar os valores dos veículos destinados a pessoas com deficiência em Goiás, garantindo-lhes o direito à mobilidade.


Na justificativa do projeto, Cabral enfatiza que, mesmo com a recente atualização do limite para a isenção total de ICMS e IPVA em veículos para pessoas com deficiência, o valor ainda não é suficiente para adquirir veículos adaptados disponíveis no mercado. O deputado argumenta que o aumento do limite proporcionará maior dignidade e permitirá a aquisição de veículos que atendam às necessidades do público-alvo, alinhados aos valores de mercado.


Karlos Cabral também destacou que o projeto está em conformidade com a Constituição Federal, que confere aos estados e ao Distrito Federal a competência tributária sobre o ICMS e o IPVA. Portanto, não existem obstáculos constitucionais ou legais que impeçam a tramitação da proposta.


Outro projeto aprovado com parecer de diligência é o apresentado pela Secretaria Estadual de Saúde, com relatoria do deputado André do Premium (Avante). Esse projeto traz um relatório detalhado do quadrimestre da Secretaria Estadual de Saúde.

Publicidade

bottom of page