top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • X
  • TikTok
Redação Ogoiás

Coleta Seletiva garante renda e desenvolvimento sustentável em Aparecida de Goiânia

Material recolhido em 96 bairros é entregue para cooperativas que recebem apoio da prefeitura

Coleta Seletiva garante renda e desenvolvimento sustentável em Aparecida de Goiânia
Foto: Claudivino Antunes

Realizada pela Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU), a Coleta Seletiva contempla a política de sustentabilidade do município e beneficia dezenas de famílias que trabalham em duas cooperativas de materiais recicláveis.


Papelão, garrafas pet, latas de alumínio, plástico e outros materiais reaproveitáveis são recolhidos em 96 bairros de Aparecida. A Coleta Seletiva é realizada de segunda a sexta-feira com utilização de cinco caminhões.


“As equipes da Coleta Seletiva passam de porta em porta, nos bairros atendidos pelo serviço, uma vez por semana. Por isso, é importante que a população separe o material. Este gesto representa conscientização ambiental e ainda empatia pelo trabalho de várias pessoas que levam o pão de cada dia para casa através da reciclagem”, aponta o secretário de Desenvolvimento Urbano, Aldivo Araújo.


Moradora da cidade, Dona Rosalina Almeida Viera explica que a coleta seletiva é uma das formas de contribuir com a preservação ambiental. “Eu separo o material toda semana e depois entrego para o caminhão da Coleta Seletiva. Toda semana eu faço assim, é uma iniciativa que ajuda muito na limpeza da cidade”, afirma.


Depois de recolhido, o material é pesado na balança do Aterro Sanitário e, posteriormente, levado para as cooperativas de reciclagem do município. O material é separado, prensado e vendido para indústrias de reciclagem. “Para mim é um orgulho contribuir com a limpeza da cidade. Uma garrafa que tiramos da rua não vai para as bocas de lobo e nem para os rios. É fazer o bem para a cidade que a gente vive, e eu tenho orgulho de trabalhar com a separação de recicláveis”, afirma a presidente da Cooperativa Feminina de Aparecida, Adriana dos Santos.

Foto: Enio Medeiros

Ela afirma que a reciclagem é uma fonte de renda e ainda contribui com o desenvolvimento sustentável da cidade. “Para nós é um trabalho que nos dá dignidade, é daqui que sai a nossa renda. Eu tenho orgulho do trabalho que faço junto com as meninas”, sublinha Adriana ao contar que a Coorfap conta com o trabalho manual de 19 mulheres, a maioria é mãe solo.


O presidente da Cooperativa de Catadores de Lixo de Aparecida (Coocap), Francisco Juarez da Silva, acrescenta que a reciclagem é um trabalho que leva dignidade para muitas famílias, e que a ajuda da população é fundamental para o trabalho da equipe. “Cada um recebe ao final do mês conforme sua produção. Precisamos que a população continue nos ajudando, separando o material e colocando para ser recolhido pelos caminhões. Sem essa ajuda o material não chega aqui [ ao galpão]”.

Foto: Enio Medeiros

Os trabalhadores recebem apoio de ONGs e empresas que desenvolvem projetos sociais. Antes , recolhiam o material no desativado lixão da cidade que foi transformado em aterro sanitário, devidamente licenciado e que cumpre a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Publicidade

bottom of page