Competição acontece entre 27 de agosto e 04 de setembro de 2022, em Paris.
Atleta do futebol de cegos que treina no Centro de Referência Paralímpico de Goiânia (CRP), Raynã Oliveira Souza (ala ofensivo), foi convocado pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), instituição que comanda a Seleção Brasileira de Futebol de Cegos, para disputar o Blind Football World Grand Prix France sub-23. A competição será realizada de 27 de agosto a 04 de setembro de 2022, em Paris, na França.
“É muito importante desenvolver políticas públicas paradesportivas, a exemplo do que ocorre no município de Goiânia. Precisamos oportunizar conquistas como esta a todos os atletas”, afirma o diretor de Paradesporto da SMESP e Técnico de Futebol de Cegos, professor João Turíbio. “Algumas modalidades já vem revelando talentos paradesportivos. Todos que quiserem praticar alguma delas podem procurar a SMESP para agendar treinos com a gente”, completa.
Já o atleta Maxwell Carvalho Valente, do CRP, foi convocado para a VI Fase de Treinamento da Seleção Principal de Futebol de Cegos, no período de 28 de agosto a 05 de setembro de 2022, em São Paulo-SP.
O CRP é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal dos Esportes (SMEP), e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). A Associação dos Surdos de Goiânia (ASG) é parceira da prefeitura, e disponibiliza as dependências para os treinos dos atletas do Futebol de Cegos.
Nos outros núcleos do CRP, são oferecidas, ainda, aulas de natação, atletismo, goalBall, futebol, parabadminton e tênis de mesa.