Assuntos ambientais são tema de encontro institucional do Ministério Público em Goianésia
- Redação Ogoiás
- 14 de ago. de 2021
- 2 min de leitura

Membros do Ministério Público de Goiás (MPGO) reuniram-se na tarde desta quinta-feira (12/8), em Goianésia, para debater temas relacionados à Área de Atuação do Meio Ambiente e Consumidor. O evento integra os Encontros Institucionais do MPGO, planejados para discutir e buscar avanços relacionados à atividade-fim da instituição: a defesa dos direitos dos cidadãos.
Participando por videoconferência, o procurador-geral de Justiça de Goiás, Aylton Flávio Vechi, afirmou que o MPGO tem grandes desafios em relação a temas da atualidade, como a questão ambiental. Segundo ele, esta é uma das áreas que, devido a sua complexidade, apresenta um grande volume de atuação.
“Nosso objetivo é buscar linha de coerência na atuação para chegar a resultados favoráveis para o meio ambiente e, consequentemente, para a sociedade”, afirmou Vechi.
A subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Laura Maria Ferreira Bueno, coordenadora do evento e do Centro de Apoio Operacional (CAO) do MPGO, afirmou que o momento é de revigorar a instituição, ampliar a convivência e sentir a realidade de cada Promotoria de Justiça. “A ideia é estar aqui perto, para resgatar o que a pandemia nos tirou, que é a proximidade, a troca de experiências”, afirmou.
Laura Bueno apresentou a Plataforma Nexum, ferramenta que permite aos integrantes acompanhar procedimentos em tramitação nos órgãos vinculados à Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais (SGJAI). Desta forma, será possível obter o controle das demandas, bem como verificar todos os requerimentos e solicitações encaminhados a toda a estrutura vinculada à SGJAI.
Coordenadora apresenta projeto relacionado ao tratamento de resíduos sólidos
Coordenadora da Área de Meio Ambiente e Consumidor do CAO, a promotora de Justiça Daniela Haun de Araújo Serafim apresentou o Programa Todos pelo Pers, que tem como objetivo unificar a atuação institucional em relação ao tratamento dos resíduos sólidos.
O Todos pelo Pers busca fomentar a atuação ambiental uniforme pelos membros do MPGO, por meio de apoio institucional, visando a implementação do Plano Estadual de Resíduos Sólidos (Pers). “A intenção é construir uma atuação com a participação de todos os promotores de Justiça de Goiás”, afirmou.
Juliano Barros Araújo, promotor de Justiça titular da 15ª Promotoria de Justiça de Goiânia, falou sobre a questão cultural do lixo. Segundo ele, é necessária a implantação de uma agenda ambiental, que busque solucionar a destinação dos resíduos sólidos. O promotor de Justiça fez um histórico da instalação do aterro sanitário da capital, falou sobre a sua gestão operacional e as alterações que serão promovidas pelo novo marco legal de saneamento.
Os promotores de Justiça Antônio de Pádua Freitas Júnior (2ª PJ Goianésia), Danilo Elias Pereira (2ª PJ Porangatu), Renner Carvalho Pedroso (Crixás) e Steve Gonçalves Vasconcelos, assessor da SPGJAI, participaram presencialmente.
Participaram virtualmente os promotores de Justiça Sandra Mara Garbelini, coordenadora de Projetos Institucionais da SPGJAI; Tommaso Leonardi (Barro Alto), Ana Luísa Monteiro Sousa (Campinorte), Pedro Alves Simões (1ª PJ Niquelândia), Afonso Antônio Gonçalves Filho (1ª PJ Uruaçu), Francisco Borges Milanez (Itapaci), Antonella da Cunha Paladino (Mara Rosa), Giuliano da Silva Lima (1ª PJ Jaraguá), Nathalia Botelho Portugal (2ª PJ Niquelândia), Danilo de Souza Resende (1ª PJ Minaçu), José Soares Júnior (Uruana), Danilo de Souza Resende (1ª PJ Minaçu), Wessel Teles de Oliveira (Rialma).
(Texto: João Carlos de Faria – Fotos: João Sérgio Araújo/Assessoria de Comunicação Social do MPGO)