Evento recebe artistas do Peru, Bolívia e dos Estados de Goiás, Minas Gerais, Tocantins, São Paulo e Distrito Federal, ao longo de 11 dias de programação gratuita
A cidade de Aparecida de Goiânia será palco da IV Mostra de Teatro Cidade Livre - Emergências Latino-americanas, segunda edição internacional. O evento começa nesta quarta-feira, dia 4, e segue até o dia 14 deste mês, com uma ampla programação e artistas vindos do Peru, Bolívia e dos Estados de Goiás, Minas Gerais, Tocantins, São Paulo e Distrito Federal.
Organizado pela Associação Sociocultural Cidade Livre, a mostra é mais uma iniciativa contemplada pelo Fundo de Arte e Cultura (FAC), mecanismo de fomento do Governo de Goiás, gerenciado pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult).
O evento tem como intuito estimular e promover o debate sobre teatro comunitário na América Latina e as políticas culturais. Ao longo dos 11 dias, serão realizadas 21 ações, que incluem formações artísticas e culturais, seminários, debates, apresentações de espetáculos goianos, nacionais e internacionais. Todas as atividades são gratuitas e promovidas nas modalidades presencial e online, por meio do YouTube.
A mostra terá ainda a participação de artistas e pesquisadores culturais latino-americanos, como Julian Vargas (Peru), Narciso Teles (Uberlândia), Claudia Eid (Bolívia, Ludmyla Marques e Roger Thomas (Aparecida de Goiânia).
Mostras Anteriores
A entidade sociocultural aparecidense já realizou três mostras de teatro. A primeira ocorreu entre os dias 26 de fevereiro e 5 de março de 2016 e denominou-se “Aqui a arte pulsa!”. Com o lema “O Sonho Continua...”, a segunda foi de 4 de maio a 5 de junho de 2016. Mais tarde, com apoio do FAC-GO, aconteceu a primeira Mostra Internacional sendo a III Mostra de Teatro Cidade Livre – Edição Latina Americana, de 17 a 24 de março de 2018.