top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • X
  • TikTok
Redação Ogoiás

Aparecida atinge 48% da população adulta vacinada com primeira dose

Município iniciou nesta quarta, 21, a vacinação em pessoas acima de 32 anos nos 8 postos para aplicação da 1ª dose; vacinação ocorre com ou sem agendamento

Até a última terça-feira, 20 de julho, Aparecida de Goiânia havia aplicado 283.796 doses de vacinas contra covid-19. Ao todo 203.881 moradores já receberam a 1ª dose. Este número representa 48% da população adulta de Aparecida, estimada em 422.666 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Sobre os que receberam a 2ª dose da vacina ou dose única, a cidade já totaliza 79.915. Assim, 18,9% da população adulta está completamente imunizada. Ao todo, o município recebeu 324.631 doses.


A cidade iniciou nesta quarta-feira, 21, a aplicação da primeira dose do imunizante contra a covid-19 em pessoas, residentes da cidade, acima de 32 anos. “Se a vacina bateu na porta, abre e vai.


Não tem que perder tempo.” O recado é da analista de compras Ana Carolina Bueno, de 32 anos, que tomou hoje (21) em Aparecida a 1ª dose da vacina contra covid-19 e fez questão de motivar o público para se imunizar.


Moradora da Vila Brasília, Ana Carolina se adiantou para tomar o imunizante no drive-thru da Cidade Administrativa, neste primeiro dia de vacinação da faixa etária 32+. “Com tantas perdas aí, a gente fica bem ansioso para chegar a vacina, mas graças a Deus chegou. Sentimento de alívio e anseio, agora, pela 2ª dose”, completou Ana Carolina.


A advogada Thaís Gomes, de 33 anos, que mora no Bairro Cardoso, também se programou para ser uma das primeiras vacinadas desta quarta-feira. “É um fio de esperança. Se Deus quiser, a gente vai superar tudo isso e voltar ao normal”, disse ela.


Thaís e Ana Carolina são duas das quase 10 mil pessoas que a Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) espera imunizar nos próximos dias na faixa etária de 32 anos ou mais. Para isso, o município tem mais de 10 mil doses disponíveis no estoque da 1ª dose.


Renata Cordeiro, coordenadora de Imunização de Aparecida, explica que, para a vacinação chegar às demais faixas etárias, é imprescindível que o atual público-alvo da campanha compareça aos postos de vacinação o mais rápido possível. “As pessoas precisam ter esse compromisso, essa responsabilidade com sua proteção individual e com a proteção coletiva, se vacinando o quanto antes”, destaca Renata. A aplicação da vacina continua nesta quinta-feira, 22.


A coordenadora acrescenta que, para a 2ª dose, Aparecida tem um estoque de 16 mil doses. Renata alerta para a importância de completar o calendário vacinal e informa que o município está no período ideal de aplicar a dose de reforço da AstraZeneca. É preciso conferir o cartão de vacinação.


“Gestantes e puérperas até 45 dias após o parto também têm direito à vacina. Para isso, basta fazer o agendamento pelo aplicativo Saúde Aparecida ou pelo site da Prefeitura. Esse público precisa de uma vacinação diferenciada, que é feita nas UBS’s ou na Central de Imunização”, esclarece Renata Cordeiro.


(Com informações da Prefeitura de Aparecida)


Publicidade

bottom of page