top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • X
  • TikTok
Sérgio Couto

Apagão nacional deixa várias cidades goianas sem energia

Ministério de Minas e Energia investiga causas envolvidas no incidente

Apagão nacional deixa várias cidades goianas sem energia
Cidades goianas ficam sem energia - Foto: Freepik

Um apagão atingiu diversas regiões do Brasil na manhã desta terça-feira (15/8), deixando cidades de Goiás, Distrito Federal e outros 19 estados sem energia. O incidente foi confirmado pela Equatorial Energia, que está trabalhando para identificar o alcance total da interrupção em cidades goianas. O Ministério de Minas e Energia (MME) está investigando as causas desse episódio que impactou milhões de brasileiros.


Cidades como Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Caldas Novas, Anicuns, Luziânia, Vianópolis e Caçu, foram algumas das afetadas pelo apagão, com moradores relatando a falta de energia a partir das 8h30 da manhã. A Equatorial Energia explicou que o Esquema Regional de Alívio de Carga entrou em ação para proteger a rede elétrica e minimizar perdas de carga no sistema.


A perturbação não se limitou a Goiás, alcançando estados como Distrito Federal, Alagoas, Amazonas, Piauí, Bahia, Acre, Amapá, Maranhão, Pernambuco, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Paraíba, Mato Grosso do Sul e Tocantins. Segundo o MME, uma interrupção na rede de operação do Sistema Interligado Nacional causou uma perda de carga de 16 mil MW em estados do Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil.


O MME está empenhado em determinar as causas exatas desse incidente alarmante. O Ministro Alexandre Silveira ordenou a criação de uma sala de situação para supervisionar o processo de retomada e para investigar as causas da ocorrência. Até o momento, 6 mil MW foram recompostos, e as equipes do ministério estão trabalhando incansavelmente para restaurar completamente o fornecimento de energia o mais rápido possível.


A Equatorial Energia também emitiu uma nota de esclarecimento, relatando que a interrupção foi provocada por uma ocorrência de abrangência nacional. O Esquema Regional de Alívio de Carga foi acionado para proteger a rede e limitar a perda de carga no sistema. A normalização do serviço já foi iniciada em todos os estados onde o Grupo Equatorial Energia possui concessão.


Publicidade

bottom of page