Reajuste contempla 8,4 mil agentes comunitários de saúde e 3,8 mil agentes de combate às endemias no estado, que desempenham papel crucial no combate à dengue e outras doenças
O Ministério da Saúde anunciou um novo valor de remuneração para os agentes comunitários de saúde (ACS) e de combate às endemias (ACE) em 2024. A atualização, realizada anualmente com base no aumento do salário mínimo, elevou o piso nacional da categoria para dois salários mínimos, que atualmente equivale a R$ 1.412,00, após o aumento de 7,7% em 2023.
Goiás, atualmente, conta com 8.473 agentes comunitários de saúde e 3.885 agentes de combate às endemias. Esses profissionais desempenham um papel fundamental na expansão do acesso à saúde, atuando na prevenção e no controle de doenças e agravos, inclusive em regiões remotas do estado.
Papel dos agentes no enfrentamento à dengue
Os agentes de combate às endemias desempenham um papel crucial na prevenção da dengue, uma vez que cerca de 75% dos focos de transmissão do mosquito Aedes aegypti estão dentro de residências. Esses profissionais realizam visitas de porta em porta, identificando e eliminando possíveis criadouros do mosquito transmissor da doença.
Por outro lado, os agentes comunitários de saúde estabelecem uma conexão importante entre a população e as Unidades Básicas de Saúde (UBS), realizando visitas regulares para orientar sobre a dengue, acompanhar a saúde da família e encaminhar para atendimento médico quando necessário. Esses agentes, que existem há 33 anos no Brasil, representam uma estratégia bem-sucedida para integrar o Sistema Único de Saúde (SUS) à comunidade, servindo de modelo para projetos internacionais, como os do sistema de saúde britânico.
Qualificação da categoria
Em 2023, o Ministério da Saúde concluiu a formação de mais de 138 mil Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e 38 mil Agentes de Combate às Endemias (ACE) em mais de 5,3 mil municípios, incluindo 12 mil agentes diplomados na região Centro-Oeste. Esse marco foi celebrado com a ampliação do programa, que passou a se chamar Mais Saúde com Agente. Em 2024, foi anunciada a segunda turma de cursos técnicos, com a oferta de 180 mil novas vagas, com inscrições encerradas em 8 de fevereiro.